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Saiba como esclarecer mudanças da modernização trabalhista aos funcionários

por Portal Brasil — publicado 05/09/2017 16h02, última modificação 12/10/2017 22h43
Manter o diálogo e organizar reuniões e palestras são dicas para as empresas praticarem antes de a lei entrar em vigor

Com entrada em vigor prevista para 11 de novembro, as mudanças previstas na modernização trabalhista na legislação podem gerar dúvidas e questionamentos entre trabalhadores e empregadores. Nesse período, é preciso “trabalhar a cultura do diálogo”, acredita a gerente-executiva de relações de trabalho da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Sylvia Lorena Teixeira de Souza.

Para Sylvia, a comunicação interna das companhias deve destacar que “a legislação não vai gerar custo, vai melhorar a gestão da empresa”. Consultorias em recursos humanos orientam as empresas a buscarem formas de conhecer os benefícios e explicá-los aos funcionários. A tarefa cabe ao departamento de RH. É ele quem deve fornecer informações, esclarecer as dúvidas dos empregados e dos gestores de todas as áreas.

Esclarecer os pontos da modernização e repassá-los aos colaboradores é uma orientação dada pela consultoria de RH Employer. Confira três dicas separadas pela Employer que podem ser utilizadas para comunicar e explicar a nova lei.

Prepare um bom material

O aprofundamento nas leis e sua adaptação para uma linguagem mais acessível podem ser feitos com a participação ativa do departamento jurídico da empresa. É importante colocar todas as informações de uma forma que seja de fácil compreensão para empregados de todas as áreas, da linha de produção aos gestores de áreas operacionais.

Organize reuniões e palestras

Comunicar aos empregados por escrito pode não ser o melhor caminho para compreender as leis. O ideal é organizar turmas para apresentar o material e pontuar todas as mudanças. Depois disso, abrir espaço para que os empregados possam tirar suas dúvidas.

Intensifique o treinamento 

Áreas de recursos humanos e departamento pessoal precisarão se adaptar mais rapidamente à nova legislação, já que gerenciam os contratos de trabalho e a folha de pagamento. Uma boa ideia é organizar reuniões diárias ou semanais e a cada encontro repassar um ponto da reforma trabalhista. Disponibilize o material com as principais mudanças em um ambiente online de fácil acesso a todos, para que possam consultá-lo sempre que necessário.


Fonte: Portal Brasil, com informações da Confederação Nacional da Indústria