Turismo
Parintins deve receber 70 mil pessoas para festa de Garantido e Caprichoso
O município de Parintins deve receber 70 mil turistas para o Festival Folclórico de Parintins, a disputa dos bumbás Caprichoso e Garantido, que começa na próxima sexta-feira (25). A estimativa tem como base o crescimento de 20% nos pedidos de autorização de proprietários de embarcações à Capitania dos Portos, além da movimentação no aeroporto da região.
Segundo a subsecretaria municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Parintins, Karla Viana, em junho de 2009 foram recebidos 200 pedidos de autorização. Neste ano, o número deve ficar por volta de 700.
Pelo oitavo ano consecutivo, a Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), do governo do Amazonas, vai realizar uma pesquisa de contagem aplicada nos principais portões de entrada do município, porto e aeroporto.
De acordo com o levantamento do ano passado, Manaus foi o principal emissor de turistas para Parintins, seguido pelas cidades de Santarém do Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Belém, Itacoatiara, Maués e Brasília.
Depois do Amazonas, os estados de Pará, São Paulo e o Rio de Janeiro foram os principais emissores para ao festival. Inglaterra, Itália e os Estados Unidos lideram a lista dos países que mais trazem turistas ao município para a festa.
Na pesquisa, a média de idade dos turistas foi calculada em 38 anos e o grau de escolaridade foi o superior, com 44,7%. Dos 45.364 turistas, 39% afirmaram estar no município pela primeira vez.
Em 2009, 72% dos turistas demonstrou estar satisfeito com a infraestrutura da cidade. A pesquisa registrou que 92% deles pretendem retornar ao município em outra oportunidade. Falando especificamente do festival, 97% dos entrevistados disse que desejava recomendar o evento para novos turistas.
O dado que mais chamou atenção foi a renda mensal média dos que visitam o município durante o Festival Folclórico de Parintins: R$ 3,7 mil. De acordo com o levantamento, no ano passado, os turistas gastaram em média R$ 165 por dia.
Fonte:
Ministério do Turismo
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















