Você está aqui: Página Inicial > Turismo > 2010 > 08 > Rio Top Tour estimula inclusão pelo turismo

Geral

Rio Top Tour estimula inclusão pelo turismo

por Portal Brasil publicado: 30/08/2010 20h48 última modificação: 28/07/2014 11h56

O Morro Santa Marta, em Botafogo, é a primeira comunidade carioca em que está sendo implantada uma nova forma de desenvolver o turismo comunitário, o "Rio Top Tour: o Rio de Janeiro sob um novo ponto de vista". A idéia é envolver toda a comunidade na recepção de turistas, valorizando uma atividade que já vem sendo desenvolvida há alguns anos nestes locais. A ação começou nesta segunda-feira (30), na quadra da escola de samba do morro, que fica na Zona Sul da cidade.
 

A iniciativa integra uma série de ações que a União vem realizando no Rio de Janeiro, como o Turismo de Base Comunitária, cujo foco é a inserção econômico-social por meio da atividade turística em comunidades já atendidas pelas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). Para o Ministério do Turismo, as UPPs estão mudando o cenário da violência Rio e o turismo acompanha essa revolução, abrindo oportunidades de geração de emprego e renda para a população. Por meio de uma parceria entre o Ministério do Turismo e o governo do Rio de Janeiro, o morro Santa Marta, que já contemplada com uma UPP, receberá investimentos de R$ 230,3 mil nesta primeira fase: R$ 184 mil do governo federal e R$ 46 mil do estado do Rio.
 

O lançamento do Rio Top Tour no Santa Marta reuniu seis ministros e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que falou da inclusão por meio do turismo: “O que está sendo feito aqui no Rio hoje é um exemplo do que será implementado em todo o território nacional”, disse ele, referindo-se às ações integradas de segurança, abertura de linha de financiamento para o comércio local e o projeto para o turismo que terá a comunidade como protagonista.
 

Segundo a Secretaria Estadual de Turismo, Esporte e Lazer, os moradores e comerciantes vão receber cursos de qualificação para atender melhor o público. A prática deve se repetir em todas as comunidades pacificadas.

 


Fonte:
Ministério do Turismo

 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Últimos vídeos

Círio de Nazaré movimenta o turismo religioso no Pará
Turistas do Brasil inteiro já estão chegando a Belém, no Pará, para acompanhar o Círio de Nazaré, que é a maior procissão religiosa do Brasil e reúne, em média, 2 milhões de pessoas
Atividades turísticas tiveram crescimento em junho, aponta pesquisa
De acordo com levantamento divulgado pelo IBGE, as atividades turísticas tiveram um crescimento de 5,3% no mês de junho.
IBGE divulga pesquisa sobre o setor hoteleiro no Brasil
Levantamento investigou hotéis, pousadas, motéis, apart-hoteis e albergues existentes no País
Turistas do Brasil inteiro já estão chegando a Belém, no Pará, para acompanhar o Círio de Nazaré, que é a  maior procissão religiosa do Brasil e reúne, em média, 2 milhões de pessoas
Círio de Nazaré movimenta o turismo religioso no Pará
De acordo com levantamento divulgado pelo IBGE, as atividades turísticas tiveram um crescimento de 5,3% no mês de junho.
Atividades turísticas tiveram crescimento em junho, aponta pesquisa
Levantamento investigou hotéis, pousadas, motéis, apart-hoteis e albergues existentes no País
IBGE divulga pesquisa sobre o setor hoteleiro no Brasil

Últimas imagens

Ministério da Indústria está realizando consulta para verificar se não há empresas nacionais que produzam os equipamentos
Ministério da Indústria está realizando consulta para verificar se não há empresas nacionais que produzam os equipamentos
Nilo Biazzetto Neto/Ministério do Turismo
Série de procissões em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré começam nesta sexta-feira (6)
Série de procissões em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré começam nesta sexta-feira (6)
Foto: Sidney Oliveira/Governo do Pará
Pesquisas revelam também que 6 entre 10 turistas têm intenção de conhecer a cidade
Pesquisas revelam também que 6 entre 10 turistas têm intenção de conhecer a cidade
Foto: Isabella Atayde/Iphan
Objetivo é aproveitar o período de preparação para a Copa do Mundo para lançar o Brasil em agências de viagem
Objetivo é aproveitar o período de preparação para a Copa do Mundo para lançar o Brasil em agências de viagem
Divulgação/Sec. de Turismo de Belo Horizonte

Governo digital