Turismo
Turismo avalia roteiros de cruzeiros marítimos
O Ministério do Turismo vai avaliar a capacidade de carga dos destinos turísticos durante o processo de definição dos roteiros dos navios pela costa brasileira. A medida, prevista na Lei do Turismo, tem como objetivo evitar transtornos no cotidiano dos municípios que recebem transatlânticos durante as temporadas de cruzeiros.
Nos últimos 10 anos, o mercado dos cruzeiros marítimos cresceu mais de 2.000%. Com o aumento da demanda, também houve pressão sobre a infraestrutura de municípios que recebem os navios. Por isso, o ministério começa a adotar medidas como o ordenamento das escalas dos transatlânticos e desenhar projetos de qualificação dos receptivos das cidades portuárias.
De acordo com o diretor de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do MTur, Ricardo Moesch, o ministério e a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar) discutirão a adaptação das escalas já para a temporada 2011/12, que começa em outubro. Os projetos de qualificação para pessoal que recebe os turistas em terra serão formatados com apoio dos órgãos de turismo.
Até o final da temporada 2010/11, em maio, 884 mil pessoas devem ser transportadas, segundo previsão da Abremar. No total, serão 20 navios, percorrendo 21 cidades litorâneas. Somente Búzios, no Rio de Janeiro, receberá 401,4 mil turistas no período.
Fonte:
Ministério do Turismo
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















