Turismo
Turismo realiza pesquisa em parques nacionais
O Ministério do Turismo (MTur) promoveu estudos em cinco parques nacionais brasileiros para fomentar a integração e o desenvolvimento do turismo nos parques e entornos. A iniciativa faz parte do projeto piloto de Fomento ao Turismo em Parques Nacionais e Entorno, do MTur. As ações serão realizadas em conjunto com restaurantes, bares, guias, meios de hospedagem e demais setores envolvidos com a atividade turística.
As reservas pesquisadas foram: Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO), Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ), Parque Nacional Aparados da Serra (RS/SC), Parque Nacional de Anavilhanas (AM) e Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PE).
De acordo com os estudos, turistas, moradores das regiões do entorno das reservas e prestadores de serviços locais acreditam nos benefícios gerados pelo turismo. Entre os fatores positivos apontados pelos entrevistados estão a geração de renda e o aumento no fluxo de pessoas. A infraestrutura foi eleita como o principal desafio.
No total, foram entrevistadas 1.192 pessoas, entre empresários (331), moradores dos municípios do entorno dos parques (456) e turistas (405). A coleta das informações, realizada entre dezembro de 2010 e janeiro de 2011, foi feita por meio de questionários enviados pela internet e por visitas aos destinos. O diagnóstico está em fase de conclusão.
O Brasil tem 67 parques nacionais de todos os biomas. Desses, 31 são abertos ao público e receberam quatro milhões de visitantes em 2009. Somente o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, emprega diretamente 700 pessoas.
Resultados
Na visão dos moradores, a natureza é vista como principal atrativo do destino e a infraestrutura como principal desafio. Já os turistas, que em sua maioria possuem boa renda e escolaridade, procuram a região dos parques em busca de descanso.
Para os empresários, os maiores desafios são a falta de capital para investimento e giro de caixa, além da escassez de mão-de-obra qualificada. Em Fernando de Noronha, por exemplo, 61% dos entrevistados elencaram a falta de capital. Na Chapada dos Veadeiros, 80% apontaram a ausência de mão de obra. Também foi consenso a necessidade de qualificação profissional, principalmente para atendimento ao cliente (média de 54%).
A maioria dos turistas que visitam os parques nacionais mora em capitais, principalmente do próprio estado do destino, exceto Fernando de Noronha. Cerca de 40% vão em busca de descanso e acompanhados da família (50%). Para eles, o que atrai no destino turístico é a exuberância da natureza. Apenas em Anavilhanas, a cultura foi elencada como ponto marcante.
Fonte:
Ministério do Turismo
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















