Turismo
Comitê quer atrair mais turistas sulamericanos para o Brasil
Um dos primeiros objetivos do Comitê Intersetorial de Facilitação Turística (Cifat), instalado na segunda-feira (12), em Brasília, será o de estimular a união de esforços, no âmbito do governo federal, para aumentar o fluxo de turistas sulamericanos no Brasil.
“Com a Copa de 2014 batendo à nossa porta, temos condições de duplicar o número de visitantes da América do Sul [em 2010 foram 2,4 milhões]”, disse o ministro do Turismo, Pedro Novais, para os representantes dos 17 ministérios e secretarias que compõem o Cifat.
A ideia é que ministérios que têm interface com a questão do trânsito de estrangeiros, como o da Justiça e das Relações Exteriores, trabalhem juntos com o Ministério do Turismo na implementação do recém criado Programa Turismo de Fronteiras (Frontur).
Na avaliação do ministro Pedro Novais, o Cifat possibilitará também a ampliação dos espaços de diálogo para a realização de ações conjuntas que permitam destravar gargalos burocráticos e estruturais que prejudicam o desenvolvimento do turismo. São entraves de ordem tributária, na infraestrutura, mobilidade urbana e sinalização turística, por exemplo.
“O Brasil ainda é um país caro para estrangeiros e brasileiros. Tenho certeza de que o Ministério da Fazenda pode colaborar conosco na busca de soluções para tornar o País mais competitivo”, disse Novais. Ele citou também outros exemplos de possibilidades de cooperação, como o estreitamento de relações com os ministérios da Cultura e do Meio Ambiente para a utilização de parques nacionais e do patrimônio artístico e cultural como produtos turísticos.
Depois da cerimônia de instalação do comitê, na segunda-feira, foi aprovado o regimento interno em reunião coordenada pela secretária Nacional de Políticas de Turismo, Bel Mesquita. A primeira reunião de trabalho do grupo será no próximo dia 26 de setembro, em Brasília. O Cifat foi instituído pela Lei do Turismo para auxiliar o governo na execução da Política Nacional de Turismo e cumprir as metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Turismo.
Fonte:
Ministério do Turismo
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















