Turismo
Guia turístico em comunidades quilombolas pretende aumentar orçamento familiar
Os brasileiros ganharam uma oportunidade única de fazer turismo de base comunitária e ao mesmo tempo conhecer a cultura afro-brasileira. O Circuito Quilombola do Vale do Ribeira é um roteiro turístico que envolve os territórios quilombolas André Lopes, Ivaporunduva, Mandira, Pedro Cubas, Pedro Cubas de Cima, São Pedro e Sapatu. Todas as comunidades são certificadas pela Fundação Cultural Palmares(FCP).
Realizado pela ONG Instituto Socioambiental (ISA), em parceria com as comunidades quilombolas, o guia, formado por 65 atrativos culturais, naturais e gastronômicos, também conta com o calendário de festas quilombolas para promover a geração de renda nas comunidades.
A expectativa dos quilombolas vai além do retorno econômico do projeto. “O turismo é para ser só mais uma fatia no bolo que é o orçamento familiar”, afirmou Ditão, liderança quilombola de Ivaporunduva. “As coisas em relação ao turismo foram acontecendo conforme a necessidade, devagarzinho”,acrescentou. Para Edvina Tiê, a Diva, de Pedro Cubas de Cima, o turismo deve servir também para manter os jovens na comunidade e envolvê-los nas questões comunitárias.
“Ao mesmo tempo que possibilita ao visitante conhecer a história de luta dos quilombos pela manutenção de sua cultura e de seus territórios, o Circuito Quilombola permite às pessoas participar do cotidiano das comunidades, observando seus conhecimentos tradicionais, visitando as belezas naturais e contribuindo para preservar as riquezas da sociobiodiversidade da região”, explico Maurício de Carvalho, técnico responsável pelo projeto.
Os interessados em visitar o Circuito Quilombola devem agendar a visita com no mínimo 10 dias de antecedência. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ou pelo site.
Fonte:
Palmares
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















