Turismo
Pesquisa revela que brasileiro quer viajar mais pelo País
A aposta do Ministério do Turismo (MTur) na força do mercado interno de viagens está sendo traduzida em números. É o que mostra a Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em sete capitais. A pesquisa aponta que aumentou o número de brasileiros dispostos a viajar nos próximos meses. O resultado do mês de abril, com 28,3% de repostas positivas, é o melhor do ano e reafirma a preferência da maioria: 48,2% optam por viagens dentro do Brasil.
Pouco mais de 21% dos entrevistados manifestaram intenção de viajar ao exterior. Isso mostra aumento expressivo no nível de indecisão em relação ao destino da viagem, que foi de 30,4%, o maior do ano, e bem superior aos 3,3% registrados em abril do ano passado. É um ponto de atenção para as agências e operadores de viagens.
“Mais de 40 milhões de brasileiros foram incorporados ao mercado de consumo e estamos criando condições para que essas pessoas viajem cada vez mais”, disse o ministro do Turismo, Gastão Vieira. Ele apontou os investimentos do Ministério em obras de infraestrutura, em qualificação profissional e em políticas para aumentar a competitividade do turismo nacional, como medidas importantes para se alcançar o objetivo.
A sondagem, realizada mensalmente, revela que a intenção de viagem cresceu também no comparativo com abril do ano passado, de 24,7% para os atuais 28,3%. Os destinos mais desejados continuam sendo os estados da região Nordeste, com 46,4% das preferências, seguido do Sudeste, com 24,6%, e do Sul, com 21,6%.
A Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem avalia a perspectiva de viagens no horizonte de seis meses. É realizada mensalmente em Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, com duas mil pessoas.
Plano Nacional de Turismo
Para incentivar o turismo no Brasil, o MTur lançou neste mês o Plano Nacional de Turismo (PNT) 2013-2016. O objetivo é colocar o País entre as três principais economias turísticas do mundo até 2022 e, para isso, é preciso aumentar o número de turistas estrangeiros que visitam o País, incentivar o turismo interno e ainda o aumentar a oferta de postos de trabalho no setor.
O plano prevê a realização de estudos e pesquisas que objetivem mais conhecimento sobre o turismo, o mercado e o território; a estruturação dos destinos; o fomento, a regulação e a qualificação dos serviços turísticos; a promoção dos produtos turísticos; o estímulo ao desenvolvimento sustentável da atividade; o fortalecimento da gestão descentralizada, das parcerias e da participação social; e a melhoria de um ambiente jurídico favorável ao setor.
Para monitorar e avaliar estas ações, está prevista a ampliação das ferramentas e sistemas de informações turísticas, de maneira a permitir o acompanhamento dos resultados orçamentários e a eficácia das ações implementadas.
De acordo com o ministro Gastão Vieira, o PNT será executado em regime de cooperação entre as esferas federal, estadual, municipal e o Distrito Federal. “Vamos estimular a elaboração de planos regionais e locais de desenvolvimento turístico, com o objetivo de fortalecer a gestão descentralizada”, disse.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















