Turismo
Brasil participa de evento de turismo na Alemanha
Internacional
O Brasil, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), está presente na feira ITB, um dos principais eventos do segmento turístico mundial, que ocorre em Berlim, na Alemanha, até domingo (9). A menos de 100 dias para a Copa do Mundo, além de um estande de 500 m², que apresenta produtos e destinos brasileiros de 45 co-expositores, o País tem outros dois espaços específicos para promoção dos segmentos de Ecoturismo & Aventura e LGBT.
O espaço do Brasil oferece um ambiente confortável com área de convívio para eventos paralelos e apresentações culturais. Painéis com imagens gigantes apresentam produtos turísticos do Brasil direcionados para o público alemão. “Segundo os organizadores, mais de 170 mil pessoas devem passar pela feira, e desses, mais de 100 mil são profissionais que buscam informações do Brasil, principalmente pela proximidade da Copa do Mundo”, comentou a chefe de Gabinete da Embratur, Kátia Bitencourt.
Segundo ela, ao entrar no pavilhão, já é possível visualizar e localizar o estande. “A apresentação está interessante, pois estamos conseguindo atrair os visitantes. O estande tem o mesmo padrão dos outros, que atende não apenas pela beleza, mas também por sua funcionalidade”, complementou.
Durante o evento, o estande do Brasil será palco de apresentações culturais brasileiras, mostra gastronômica e ações de comunicação digital. A Comissão Parlamentar de Turismo da Alemanha tem encontro marcado com as autoridades do Brasil na área da Embratur. A comitiva brasileira também irá participar de um fórum com a Associação ARGE Lateinamerika e ministrará palestra sobre Ecoturismo & Aventura.
Diversificação da promoção
No pavilhão exclusivo de Ecoturismo & Aventura, o Brasil também tem um espaço que conta com três co-expositores, entre eles a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul. Já no pavilhão LGBT, a Embratur promove os destinos turísticos com o apoio da ABRAT-GLS (Associação Brasileira de Turismo para Gays, Lésbicas e Simpatizantes).
Perfil do turista alemão
A Alemanha, sede do evento, é o terceiro maior emissor de turistas estrangeiros para o Brasil. Em 2012, 258 mil alemães escolheram destinos brasileiros para viajar. Segundo dados da Demanda Turística Internacional de 2012, realizada pelo Ministério do Turismo/Fipe, o lazer foi a principal motivação da viagem e corresponde a 32,5% do total. Já Negócios, Eventos e Convenções somam 29,5% do total. O gasto médio diário dos turistas alemães que nos visitaram por lazer foi de US$ 81, enquanto aqueles que estiveram no País para negócios deixaram US$ 102 por dia de permanência.
Os destinos mais procurados a lazer são: Rio de Janeiro (RJ), Foz do Iguaçu (PR), São Paulo (SP), Salvador (BA) e Angra dos Reis (RJ). Já para negócios, os alemães buscaram São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Campinas (SP).
Fonte:
Embratur
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















