Você está aqui: Página Inicial > Turismo > 2014 > 05 > Salvador é uma das cidades mais musicais do Brasil

Turismo

Salvador é uma das cidades mais musicais do Brasil

Bahia

Mistura entre etnias negra, branca e indígena resultou na riqueza de ritmos e gêneros que influencia todos os aspectos da cidade
por Portal Brasil publicado: 09/05/2014 14h14 última modificação: 30/07/2014 03h27

O Brasil começou pela Bahia. Foi em Porto Seguro, no sul do Estado, onde hoje é a Baía de Cabrália, que Pedro Álvares Cabral aportou em busca de um “porto seguro” para as naus portuguesas. Foi lá a celebração da primeira missa que marcou a chegada dos portugueses ao País, em 1500. As primeiras vilas surgiram ali e a primeira capital brasileira foi Salvador, detentora hoje de uma cultura rica e conhecida no mundo todo.

Uma das sedes da Copa do Mundo, Salvador surpreende o visitante como uma cidade pulsante. Com três milhões de habitantes, é um grande centro urbano entre os três maiores do País, e também no ranking das maiores cidades do mundo. Além disso, tem a vantagem de não perder a fama de cidade histórica não ofuscando o conjunto de monumentos como Pelourinho, que lhe conferiram o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.

A Baía de Todos os Santos, onde fica a capital Salvador, só foi abordada pelos portugueses em 1501. Ali, Américo Vespúcio se estabeleceu e fez surgir a cidade que viria a ser a mais importante do Brasil durante quase todo o período da colonização. A Bahia se tornou o quartel-general português, de onde se estendia à resistência às diversas tentativas espanholas de tomar as terras da coroa.

Também está em Salvador o maior número de descendentes das diversas nações africanas fora da África. Mais de 80% dos soteropolitanos são afrodescendentes e sua influência se faz sentir hoje em todos os aspectos da vida na cidade, da comida à musicalidade inerente aos baianos.

Deixando a capital, a Bahia oferece incontáveis praias ao longo de mais de mil quilômetros de litoral, entrecortado por matas, lagoas e acidentes geográficos que tornam suas paisagens inesquecíveis. O estado oferece roteiros organizados e muito bem estruturados para receber turistas: de resorts luxuosos e de padrão internacional, à pousadas mais simples em vila de pescadores.

No interior, reservas ecológicas atraem aqueles que buscam roteiros de aventura e ecoturismo, como a Chapada Diamantina. Ainda no sertão, cresce o enoturismo no Vale do Rio São Francisco, feito até pouco tempo considerado impossível, uma vez que o clima tropical e seco nunca havia sido adequado para o cultivo de vinhedos. Hoje a região já produz 15% do vinho brasileiro, atrás do Vale dos Vinhedos, no Sul, tradicional produtor.

Estado musical

A Bahia é um dos estados mais musicais do Brasil. A mistura entre as etnias negra, branca e indígena resultou numa grande riqueza de ritmos e gêneros, como o axé, o samba de roda, o pagode e a própria música popular brasileira (MPB). Até a carioquíssima bossa nova tem entre seus criadores e nomes mais conhecidos um baiano, João Gilberto, que encantou o mundo com seu jeito suave de cantar. No fim dos anos 1960, surgiu uma geração de intérpretes e compositores que revolucionariam a MPB. Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethania e Gal Costa trouxeram uma nova forma de falar da Bahia e das coisas do País. Em paralelo, Os Novos Baianos, grupo composto por Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Moraes Moreira, Dadi, Paulinho Boca de Cantor e outros viveu o auge do movimento hippie, tratando em suas letras de temas como o amor e a liberdade. Na Casa da Música da Bahia, localizada no Parque Abaeté, podem ser encontrados documentos que contam a história da música baiana. O acervo é composto por fotos, livros e instrumentos musicais.

Principais pontos turísticos

Farol da Barra

Foi no Farol da Barra, um dos pontos turísticos mais conhecidos da capital baiana, que a cidade começou a se desenvolver. O monumento foi colocado no topo de uma torre de alvenaria de 37 metros e foi o primeiro farol a ser construído no continente americano. É uma das construções mais belas da cidade.
Endereço: Rua Almirante Marquês Leão, 138 - Barra
Acessibilidade: sim

Pelourinho

O bairro situado no Centro Histórico foi o ponto inicial do desenvolvimento econômico da cidade, no século 16. Muitas construções do lugar foram tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e são as principais atrações do ponto turístico. Desde 1985, é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco. No Pelourinho, para chegar a instituições como a Casa de Jorge Amado, deve-se percorrer estreitas ruas que mantêm suas características originais, como o chão de paralelepípedos.
Endereço: Largo do Pelourinho - Centro Histórico
Site: www.pelourinho.ba.gov.br

Elevador Lacerda

A função inicial do elevador era ligar a Cidade Baixa e a Cidade Alta de Salvador, mas hoje o equipamento tem um apelo mais turístico devido à vista deslumbrante da cidade, a 72 metros de altura.
Endereço: Praça Thomé de Souza - Cidade Alta
Praça Visconde de Cayru - Cidade Baixa

Dique do Tororó

Foi construído entre os séculos 17 e 18, com o represamento da nascente do rio Urucaia, para proteger a cidade de possíveis ataques, já que Salvador na época era a capital do Brasil. Hoje, o espaço de 110 mil m² é o destino de quem quer descansar e se divertir nos finais de semana. O local possui deques para os pescadores, pista de corrida para esportistas, restaurantes e estacionamentos. Recentemente, o artista plástico Tatti Moreno criou e instalou, nas águas do local, grandes estátuas que representam os orixás.
Endereço: Av. Vasco da Gama, s/n – Brotas
Acessibilidade: sim

Solar do Unhão/MAM Bahia

É um conjunto arquitetônico que abriga o Museu de Arte Moderna, um cais, uma senzala e um alambique. O local foi construído para ser a residência do desembargador Pedro Unhão Castelo Branco. Hoje é um ponto turístico bem visitado, que conta ainda com um jardim de esculturas e uma praça onde ocorrem apresentações folclóricas e musicais. Procure esperar até o pôr do sol, quando o local fica especialmente bonito.
Endereço: Av. do Contorno, s/no – Comércio

Igreja e Convento de São Francisco

A arquitetura é a maior representante do estilo Barroco na Bahia e impressiona pela riqueza de detalhes em seus painéis e pela quantidade de ouro em seu interior.
Endereço: Lgo. Cruzeiro São Francisco, 7 – Centro

Igreja do Senhor do Bonfim

É a mais famosa de Salvador e seu padroeiro é um dos mais seguidos pelos fieis. Suas fitinhas fazem sucesso nos braços e tornozelos de muitos visitantes do local. Sempre na segunda quinta-feira do mês de janeiro, acontece a Festa da Lavagem, onde as baianas fazem uma procissão até a igreja e lavam suas escadarias com água de cheiro.
Endereço: Largo do Bonfim, 236 - Bonfim.

Ilê Axé Opô Afonjá

O Terreiro também é conhecido como Casa de Força Sustentada por Afonjá. É tombado pelo patrimônio histórico nacional e é um dos mais antigos templos de candomblé da Bahia, tendo sido fundado em 1910.
Endereço: R. Direita de São Gonçalo, 557

Terreiro de Bogum

Também faz parte do candomblé, mas usa uma língua diferente em seus rituais, tendo sido criado por escravos que sabiam ler e escrever em árabe, conhecidos como malês. Foi no local que ficaram os donativos que permitiram uma das maiores revoltas escravas em Salvador.

Mercado Modelo

Abriga mais de 200 lojas que oferecem lembranças de Salvador e da Bahia, a maioria delas artesanais. Além do comércio, o mercado abriga dois famosos restaurantes de comida típica baiana, o Camafeu de Oxóssi e o Maria de São Pedro.
Endereço: R. Visconde de Cayru, 250, Comércio - Cidade Baixa

Lagoa do Abaeté

Ponto turístico dos mais famosos na cidade, a lagoa de águas escuras é cercada por areia fina e branca e várias dunas formadas por partículas trazidas pelo vento da praia de Itapuã. A vegetação do entorno completa o belo cenário.
Endereço: Avenida Otávio Mangabeira, Itapuã.

Veja as opções de deslocamento na capital da Bahia

Fonte:
Portal da Copa

Blog do Turismo

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Últimos vídeos

Ponte da Amizade completa 50 anos com tráfego normalizado
O tráfego na Ponte da Amizade, que liga Foz do Iguaçu (PR) ao Paraguai, foi normalizado nesta sexta-feira (27), data em que o monumento completa 50 anos.
Vicente Neto fala sobre as oportunidades do Rio 2016
"Os Jogos Olímpicos são um evento com data para começar e acabar. O Brasil deve aproveitar a janela de oportunidades", disse o presidente da Embratur
Olimpíadas 2016 podem impulsionar viagens
Além da capital fluminense, várias cidades brasileiras também recebam turistas
O tráfego na Ponte da Amizade, que liga Foz do Iguaçu (PR) ao Paraguai, foi normalizado nesta sexta-feira (27), data em que o monumento completa 50 anos.
Ponte da Amizade completa 50 anos com tráfego normalizado
"Os Jogos Olímpicos são um evento com data para começar e acabar. O Brasil deve aproveitar a janela de oportunidades", disse o presidente da Embratur
Vicente Neto fala sobre as oportunidades do Rio 2016
Além da capital fluminense, várias cidades brasileiras também recebam turistas
Olimpíadas 2016 podem impulsionar viagens

Últimas imagens

Palácio Olímpio Campos, em Aracaju
Palácio Olímpio Campos, em Aracaju
Divulgação/Embratur
Presidente da Embratur diz que Jogos Olímpicos também vão promover o turismo interno, como aconteceu com a Copa de 2014
Presidente da Embratur diz que Jogos Olímpicos também vão promover o turismo interno, como aconteceu com a Copa de 2014
Divulgação/EBC
Chapada dos Veadeiros, no interior do Goiás, é considerada um dos lugares mais exóticos do País
Chapada dos Veadeiros, no interior do Goiás, é considerada um dos lugares mais exóticos do País
Divulgação/EBC
Os condutores estrangeiros estarão sujeitos às leis brasileiras e deverão portar sempre o documento de identificação e a carteira de motorista dentro da validade
Os condutores estrangeiros estarão sujeitos às leis brasileiras e deverão portar sempre o documento de identificação e a carteira de motorista dentro da validade
Divulgação/Sue Pizarro

Governo digital