Turismo
Embratur aposta no intercâmbio estudantil para atrair mais turistas
Conferência
Durante a Conferência Anual da Nafsa (National Association of Foreign Student Advisers), em San Diego, nos Estados Unidos, que ocorreu entre os dias 25 e 30 de maio, o Brasil se apresentou como um dos destinos para intercâmbio estudantil.
Neste ano, o encontro recebeu cerca de nove mil participantes de diversos países, incluindo as principais agências internacionais de cooperação educacional, especialistas internacionais em educação e representantes das melhores universidades do mundo.
O ponto alto do evento foi a realização da Vivência Brasileira. Os expositores brasileiros tiveram a oportunidade de apresentar o País como destino de estudos e intercâmbio, além de estabelecer e estreitar relacionamento entre os participantes da feira.
“É de fundamental importância a realização da Vivência Brasileira organizada pela Embratur, em parceria com a Associação de Assessorias de Instituições de Ensino Superior (Faubai). Aproveitamos essa visibilidade para utilizarmos o intercâmbio estudantil como mais uma opção para promover os destinos brasileiros”, destacou Delma Andrade, coordenadora-geral de Acompanhamentos e Estruturação de Produtos da Embratur.
Mais de 260 pessoas participaram da Vivência. O público foi composto por formadores de opinião, corpo técnico de universidades internacionais, professores, agentes de turismo educacional, reitores de universidades brasileiras e estrangeiras, presidentes de associações de educação internacional, organizações não governamentais relacionadas à promoção da educação internacional e agências internacionais de cooperação educacional.
Durante a atração, o grupo musical baiano Nós de Chita apresentou músicas relacionadas às Festas Juninas, que foram tema da exposição. Itens da gastronomia junina também foram servidos aos participantes da vivência.
O estande do Brasil, intitulado “Come and Study in Brazil”, contou com a participação de 17 instituições de educação superior (Instituto Insper, PUC-Rio, UFSJ, UFRN, UFRJ, UERJ, Unesp, Unicamp, Univali, Senac, UFMT, UFTM, UFV, UFPR, UFRGS, UFMG, UnB) e três agências de turismo educacional (Brazilian Experience, Campus Brasil e Experimento) e uma escola de português para estrangeiros (Fast Forward).
“Assim como ocorre em outros eventos realizados pela Embratur, a Vivência Brasileira é o momento em que o estrangeiro conhece mais sobre a cultura e a gastronomia do País. O objetivo é propiciar o contato entre as instituições brasileiras e seus principais parceiros na Nafsa, e oferecer uma experiência da diversidade do Brasil”, afirmou a coordenadora.
Conferência Anual da Nafsa
A conferência, que ocorre anualmente, se configura como uma oportunidade para exposição e divulgação dos países participantes como destinos turísticos de intercâmbio educacional junto aos principais mercados emissores de estudantes internacionais. Durante o evento, são tratados assuntos referentes aos avanços dos estudos no exterior, e os estudantes são aconselhados sobre os destinos que se adequam a cada perfil.
Fonte:
Embratur
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















