Turismo
Paraty promove Festival da Cachaça, Cultura e Sabores
Rio de Janeiro
Paraty (RJ) realiza, entre os dias 21 e 24 de agosto, o 32º Festival da Cachaça, Cultura e Sabores. O intuito do evento é atrair turistas, gerar renda para a comunidade local e valorizar a cultura da região.
Realizado desde 1982, com o nome Festival da Pinga, é um dos eventos mais tradicionais da cidade. Hoje, se privilegia a qualidade artesanal das cachaças com o selo de Indicação de Procedência que fez com que suas marcas estejam entre as melhores do Brasil.
O festival é promovido por meio de um esforço conjunto das secretarias de Turismo e Cultura da cidade, Associação dos Produtores de Cachaça de Paraty (Apacap) e Polo Gastronômico de Paraty.
Para a edição de 2014, o evento vai elevar a qualidade dos pratos servidos tendo como base de suas receitas a cachaça, resgatar a aparência acolhedora de uma quermesse tradicional em instalações adequadas e dar ênfase às músicas tradicionais da cidade, também em suas versões modernas, bem como ao choro e samba.
Durante quatro dias, quem estiver passeando por Paraty terá o privilégio de degustar as cachaças e saborear os pratos especialmente desenvolvidos para o festival, com o acompanhamento das músicas e danças de artistas locais à beira do rio.
O evento estará no Pontal, com os estandes dos cinco alambiques que participam neste ano - Pedra Branca, Paratiana, Engenho d'Ouro, Coqueiro e Corisco - para a degustação do destilado, a Praça de Alimentação com 12 quiosques comandados em sua maioria por chefs da cidade e terá uma extensa programação musical.
Lúcio Game Freire, presidente da Apacap, explica que o festival entrou no gosto da população local e dos visitantes. “Começamos o evento com o intuito de apresentar as cachaças de Paraty e atrair turistas nacionais e internacionais no período de baixa temporada. Ele trouxe vários benefícios para a cidade que fica lotada de turistas”, ressalta.
De acordo com ele, o visitante tem a oportunidade de conhecer a cultura paratiense desde a produção da cachaça, do melado e da farinha nas fazendas até as atrações culturais. Além de participar do festival que fica ao lado do Centro Histórico, a cidade oferece ao visitante passeios de barco e o turismo rural com visitas nos alambiques.
A gastronomia foi um dos itens mais bem avaliados pelos turistas estrangeiros que estiveram o Brasil durante a Copa do Mundo, com 93,2% de aprovação. Além disso, a culinária vem ganhando importância no turismo brasileiro. Dados da Confederação Nacional de Turismo registram, por ano, 10 grandes encontros que reúnem chefs brasileiros e estrangeiros em restaurantes tradicionais no País. Os festivais regionais também estão cada vez mais numerosos.
Fonte:
Blog do Turismo
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















