Turismo
Caixa Wine Run promove enoturismo no Vale do São Francisco
Turismo regional
A quinta edição da corrida Caixa Wine Run, evento que reúne atletismo e enoturismo (turismo do vinho), será disputada em Lagoa Grande (PE), no dia 7 de setembro. É a segunda vez que a paisagem dos parreirais irrigados pelo rio São Francisco sediam a prova.
Em 2013, 800 corredores disputaram a corrida em Casa Nova (BA), a 144 km de Lagoa Grande. As outras três edições foram em Bento Gonçalves (RS), e a última delas, realizada na Serra Gaúcha em abril deste ano, teve 1.400 inscritos.
Localizada próxima às cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), Lagoa Grande é conhecida pela produção de vinhos. “É um lugar lindo, a beleza do percurso sem dúvida serve como um combustível a mais para os atletas", garante Marciano Barros, técnico da Associação Petrolinense de Atletismo. "Além disso, a brisa que vem do rio ajuda a suportar o calor", completa.
Para aliviar ainda mais as altas temperaturas, o sistema de irrigação individualizada das uvas proporciona mais umidade aos atletas. As características do solo da região também podem ajudar os competidores. “O percurso é totalmente em terra batida, o que, para os corredores, é ótimo”, afirma Alexandre Minardi, técnico da equipe do Cruzeiro/Caixa. “Os meus atletas costumam treinar só em terra batida, porque o impacto é menor, evita lesões”, explica Minardi.
Os atletas-turistas contam com uma série de atrações temáticas no fim de semana, como palestras, tour guiado de enoturismo e um luau náutico de catamarã. Percorridos os 21 km na vinícola, os participantes podem brindar a chegada na Festa do Espumante. A organização da prova também preparou alimentação especial para os atletas, aproveitando as comidas típicas da região: frutas, suco de uva, tapioca, bolo de mandioca, churrasquinho de queijo coalho, bode e carneiro.
Fonte:
Agência Caixa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















