Turismo
Cultura brasileira é atração para turistas estrangeiros
Tradição
Embora sol e praia ainda sejam os principais motivos da vinda ao Brasil, a maior parte (53,4%) dos estrangeiros que esteve no país para a Copa do Mundo 2014 buscou atividades culturais como visitas a museus, locais históricos, espaços de tradições e folclore popular, segundo um estudo do Ministério do Turismo.
De acordo com o ministro do turismo, Vinicius Lages, “as manifestações traduzem a alma do povo brasileiro e mostram toda a sua alegria e receptividade”. Entre os atrativos estão as danças típicas arraigadas à cultura da comunidade local, como as festas de São João, em especial em Campina Grande (PB) e Caruaru (PE), que estavam no auge de suas comemorações justamente no período da Copa. Mais de três milhões de pessoas acompanharam grupos folclóricos e suas danças típicas, como a quadrilha e o forró.
Outra festa popular e tradicional no País que costuma chamar a atenção dos visitantes é o Bumba-meu-boi, com ligações com tradições africanas, indígenas e europeias, e também festas religiosas católicas, de acordo com a Unesco.
Espalhado pelo País, o Bumba-meu-boi adquire nomes, ritmos, formas e adereços diferentes. Em Pernambuco, é chamado boi-bumbá; no Maranhão, Rio Grande do Norte, Alagoas e Piauí, é conhecido como Bumba-meu-boi; já no sul do País, está presente como boi-de-mamão.
O carimbó, outra dança regional, recentemente foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e agora aguarda reconhecimento na Unesco, a exemplo do que já acontece com o frevo e o samba de roda.
Manifestação cultural típica do estado do Pará e da região amazônica, o carimbó envolve passos característicos e casais de dançarinos, que usam um figurino colorido e dançam descalços. A música e a dança são marcadas pela batida dos tambores, instrumentos de cordas como o banjo e também chocalhos.
Segundo a Unesco, o Brasil tem dezoito bens inscritos na lista do Patrimônio Mundial, pelo valor que representam para a cultura da humanidade. Entre eles estão o Círio de Nazaré, procissão realizada em Belém (PA); o frevo, dança carnavalesca (PE); o Yaokwa, ritual índigena do povo enawene nawe (MT); o museu vivo do Fandango, no sul de São Paulo e norte do Paraná; além das expressões orais e gráficas dos wajãpis, índios da família linguística dos tupis-guarinis e que se espalham por diversas regiões do Brasil; também o samba de roda do Recôncavo Baiano.
O Ministério do Turismo, por meio da Embratur, tem buscado, junto às secretarias estaduais de turismo, levar às suas promoções internacionais representantes regionais que divulgam a cultura brasileira como atrativo turístico.
Fonte:
Ministério do Turismo
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















