Turismo
Feira de turismo é aberta em São Paulo
42ª edição
A 42ª Abav–Expo, considerada uma das maiores feiras de turismo da América do Sul, abriu oficialmente os portões nesta quarta-feira (24), e será realizada até o próximo domingo (28), no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.
O ministro do Turismo, Vinicius Lages, acompanhado do anfitrião e presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), Antônio Azevedo, ressaltou a importância da feira e do agente de viagens para o mercado brasileiro de turismo. “Tivemos muitas conquistas nestes últimos 12 anos, mas temos que avançar mais se quisermos que o turismo seja a nova fronteira de desenvolvimento do país”, disse o ministro, fazendo uma analogia com a agroindústria, um dos segmentos econômicos de maior repercussão no país.
Lages disse que o MTur está trabalhando para reformular a maneira de promover o destino Brasil, de conhecer o mercado, o turista e os destinos. A Abav-Expo, segundo ele, é um momento para reflexão, para a troca de informações e de formação de alianças estratégicas. É o momento onde será reforçada a campanha #partiuBrasil, de estímulo às viagens internas e de discussão de vários temas relacionados ao novo ciclo do turismo, como a proposta de mudança no papel institucional da Embratur, responsável pela promoção do país no exterior.
Antônio Azevedo, presidente da Abav, falou da contribuição da entidade para o turismo nacional, em 60 anos de fundação da entidade e após 42 de realização da feira. A expectativa é de que o evento reúna 40 mil profissionais do setor em cinco dias. Azevedo disse ainda que foi “uma grande conquista”, a aprovação da Lei 12.794, aprovada em abril de 2013, e que regulamenta as atividades das agências de viagens. O presidente ressaltou ainda o apoio do MTur para a realização da feira. “Que reflete o estilo desta administração, empenhada em desenvolver projetos técnicos voltados para resultados”.
A Copa do Mundo foi assunto recorrente na cerimônia de abertura. O representante da Organização Mundial de Turismo (OMT), Márcio Favilla, disse que o evento deu um novo impulso ao turismo brasileiro e reforçou, no exterior, a capacidade do país de realizar grandes eventos. Já o secretário de Turismo do Rio de Janeiro, Cláudio Magnativa, lembrou que a Olimpíada de 2016 será mais um grande evento a ser realizado no País.
No encerramento, o coreógrafo Carlinhos de Jesus reuniu bailarinos e músicos em uma grande celebração da música brasileira e do Brasil.
Fonte:
Ministério do Turismo
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















