Esporte
Reformas em Interlagos garantem GP Brasil em 2015
Fórmula 1
São Paulo garantiu a etapa brasileira de F-1 para 2015. Nesta semana, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) confirmou a permanência de Interlagos no Circuito Mundial da categoria após o diretor de provas da instituição, Charlie Whiting, visitar o autódromo José Carlos Pace (Interlagos) para analisar o andamento das obras que tiveram início no dia 15 de julho deste ano.
A realização do evento estava sob ameaça caso o autódromo não incorporasse as obras exigidas pela entidade. A competição é um importante atrativo turístico para a capital paulista.
Entre as reformas, constam a construção de novas instalações para os boxes e a área técnica das equipes, e também um ajuste do traçado. A obra prevê, ainda, a construção de uma nova interligação da saída da área dos boxes com a pista.
Segundo estimativas da São Paulo Convention & Visitors Bureau, a movimentação financeira na capital paulista com a Fórmula-1 chega a R$ 250 milhões na semana do evento. O evento atraiu, no ano passado, cerca de 127 mil turistas, brasileiros e estrangeiros, de 18 países, de acordo com a SPTuris.
A prova deste ano acontece entre os dias 7 e 9 de novembro e a etapa de 2015 está confirmada para o dia 15 de novembro, como a penúltima etapa do Mundial.
Segundo a SPTuris, Whiting ficou impressionado com a qualidade dos trabalhos e disse que Interlagos, certamente, ficará entre os três melhores autódromos do mundo após a conclusão das obras.
Para o ministro do Turismo, Vinicius Lages, o sucesso da etapa do Brasil da Fórmula-1 ajuda a consolidar o País como destino de megaeventos esportivos. “O mundo passou a enxergar a nossa competência em organizar eventos globais após a Copa do Mundo. É importante mantermos essa reputação para continuarmos atraindo congressos, feiras e torneios renomados que geram emprego e renda”, comentou Lages.
Em 2013, a Federação Internacional de Automobilismo elegeu o Grande Prêmio do Brasil como o mais bem organizado da temporada. A escolha foi feita por representantes das 11 equipes que disputaram o mundial no último ano.
Para a segunda etapa da reforma, um novo edifício de três andares deverá ser construído ao longo da reta. No térreo, ficarão 40 boxes (destinados às equipes) e, no andar superior, as áreas VIPs e estruturas de apoio, como cozinha e banheiros. O autódromo também ganhará uma nova torre de controle, área para o pódio e um novo edifício com uma área de convivência das equipes e as instalações do Centro de Imprensa. As obras serão concluídas em 2015.
O delegado e diretor de provas Charlie Whiting fez uma vistoria em Interlagos, caminhou pela pista e avaliou a qualidade do recapeamento do traçado. O dirigente inglês também conversou com os engenheiros sobre a segunda etapa de modernização de Interlagos, o que inclui a nova área de box de acordo com as exigências da Fórmula-1 e das demais categorias que usam a pista.
“Confio muito no trabalho da Prefeitura Municipal de São Paulo e nos engenheiros da organização do GP Brasil de Fórmula 1 cuja experiência não tem igual”, disse o dirigente. “Várias soluções desenvolvidas aqui como, por exemplo, as delicadas ranhuras, que ajudam a drenar a pista, acabaram sendo adotadas em autódromo de outros países, por minha indicação”, disse ele.
Fonte:
Ministério do Turismo
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















