Turismo
Turismo de aventura e fé no coração do sertão potiguar
Nordeste
No Rio Grande do Norte, um roteiro no meio ao sertão nordestino encanta pela beleza, opções variadas de turismo e aventura, além da forte tradição do turismo religioso. O Pólo Agreste-Trairí, formado por gigantescas serras, rochas e lajedos, é composto por 13 cidades do estado potiguar.
As rochas, que marcam o cenário de maior parte da região, se abrem em trilhas e lajedos, compondo cenários de grande poesia. A tradicional imagem do sertanejo brasileiro está ali, mantida viva pelas vaquejadas, festejos juninos, cavalgadas e demonstrações da fé regionalista, presentes, sobretudo, nos municípios de Monte das Gameleiras e Passa e Fica.
Quem gosta de aventura pode conhecer o pólo passeando pelas trilhas em direção às altas veredas. A pé, nos caminhos offroad de Serra de São Bento e da Serra Caiada, é possível compreender porque o turismo de aventura é uma das atividades que mais crescem na região, principalmente devido à proximidade com as metrópoles Natal e João Pessoa.
Além do cenário marcante, o Agreste-Trairí se destaca pela forte religiosidade do povo sertanejo e dos peregrinos que visitam o pólo. Uma visita ao Complexo Religioso de Santa Rita de Cássia, na cidade de Santa Cruz - que abriga a maior estátua religiosa cristã do mundo - será uma experiência sem igual para quem busca se espiritualizar.
Outra opção é uma visita aos labirintos do Castelo de Zé dos Montes, localizado na Serra do Tapuia, no município de Sítio Novo. A construção, feita de pedra e cal, trata-se do local onde um aposentado - o Zé dos Montes - afirma ter recebido instruções de Nossa Senhora para erguê-lo. A construção levou mais de 20 anos para ficar pronta e é inspirada em uma arquitetura mourisca.
Conheça os municípios do Pólo Agreste-Trairí:
- Jaçanã
- Japi
- Tangará
Fonte:
Blog do Turismo
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















