Turismo
Ingleses conhecem estratégia brasileira para grandes eventos
Divulgação
As ações de promoção realizadas para divulgar a Copa do Mundo e os preparativos para as Olimpíadas de 2016 foram o foco das entrevistas que o presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Vicente Neto, concedeu, nessa na quarta-feira (5), em Londres.
No terceiro dia da 35ª edição da World Travel Market (WTM), uma das mais importantes feiras de turismo do mundo, os jornalistas ingleses conheceram as estratégias que consolidaram o Brasil como um importante realizador de grandes eventos.
“Nosso trabalho de promoção se deu em três ciclos. O primeiro começou em 2010, ainda durante a Copa do Mundo na África do Sul, quando lançamos a campanha ‘Brasil te chama. Venha celebrar a vida aqui’.
O segundo foi em Londres, durante o encerramento das Olimpíadas, quando fizemos uma bela apresentação nas águas do Rio Tâmisa. E lançamos o terceiro ciclo um pouco antes do início da Copa, com o lançamento do filme ‘Dance’. Um próximo ciclo de publicidade deve ser iniciado em 2015”, explicou Vicente Neto.
Nas redes sociais, a Copa do Mundo também foi um sucesso. “Foram mais de três bilhões de interações no facebook, 96 milhões de fotos tiradas durante o evento, mostrando imagens do nosso País”, enfatizou.
O presidente ressaltou ainda que a Copa do Mundo gerou um milhão de empregos e o Brasil recebeu um milhão de estrangeiros. “Esperamos gerar cerca de 120 mil empregos e receber aproximadamente 380 mil visitantes estrangeiros durante as Olimpíadas”, afirmou.
Outro evento que despertou a atenção da mídia inglesa foi o anúncio da realização dos I Jogos Mundiais Indígenas, que ocorrerão em setembro de 2015, em Palmas (TO).
São esperados 2.500 atletas de 30 países. “Serão dezenas de etnias de todo o mundo que estarão no Brasil, divulgando e valorizando a riqueza da cultura indígena, além de promover segmentos como ecoturismo e turismo de aventura”, explicou o presidente.
WTM
A Embratur participa do evento pela 19ª vez e a novidade desta edição é que, além do grande estande institucional, com a presença de 46 coexpositores, os visitantes conheceram a nova versão do Brasil Quest para os sistemas operacionais Android e iOS.
No jogo, o público-alvo tem o contato com a cultura do Brasil de maneira lúdica e divertida. O game virtual tem atrativos turísticos e monumentos icônicos de 12 cidades brasileiras, que servem de cenário para que o personagem descubra as atrações locais.
“Com ilustrações e trilhas sonoras pensadas para cada cidade, o jogador tem a oportunidade de conhecer um pouco da cultura de cada região de um País tão diverso e único. Com isso, não foi criado apenas um game de turismo, mas uma experiência de contato com o Brasil. O nosso objetivo é que o turista desperte a curiosidade sobre o Brasil e venha vivenciar a experiência no País”, explica o presidente do Instituto, Vicente Neto.
O aplicativo está disponível para smartphones e tablets em todo o mundo, sendo que os países que mais baixaram foram os Estados Unidos e Reino Unido. “É pertinente a utilização da aplicação na WTM, pois será uma oportunidade de divulgar a segunda versão da ferramenta. Além disso, a feira acontece no Reino Unido, nação que ocupa a terceira posição entre os países que mais fizeram download do game desde que foi criado, em 2012, e, por isso, tem grande aceitação desse tipo de instrumento de promoção”, completou Vicente Neto.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















