Você está aqui: Página Inicial > Turismo > 2015 > 01 > Brasil apresenta destinos variados para quem busca adrenalina

Turismo

Brasil apresenta destinos variados para quem busca adrenalina

Turismo de aventura

Redutos cercados por montanhas e cachoeiras atraem aventureiros de todos os perfis. Confira as principais atrações turísticas
por Portal Brasil publicado: 29/01/2015 12h17 última modificação: 29/01/2015 14h25
Exibir carrossel de imagens Divulgação/Setur Brotas (SP) Brotas, no interior paulista, oferece atividades de aventura como o boia-cross

Brotas, no interior paulista, oferece atividades de aventura como o boia-cross

Privilegiado pela extensão territorial e variedade de biomas, o Brasil oferece inúmeras opções de lazer e aventura em cenários naturais que contemplam as cinco regiões do País.

Os destinos cercados por montanhas, cachoeiras e parques ecológicos atraem aventureiros de todos os perfis. Turistas podem conferir circuitos atrativos na Chapada dos Guimarães (MT), bem como apreciar a biodiversidade marinha em atividades de mergulho livre na Praia de Maracajaú (RN).

Tamanha variedade torna o Brasil um dos países mais procurados por quem busca adrenalina em diversas modalidades. De acordo com o Ministério do Turismo*, cerca de 5,4 milhões de pessoas visitam o Brasil para desfrutar de atividades de montanhismo, rapel, rafting, entre outras.

Confira abaixo a seleção de alguns destinos para se aventurar de Norte a Sul do País:

Nordeste

Divulgação/Secretaria de Turismo do Rio Grande do NorteMaracajaú (RN)
Praia de Maracajaú (RN)

O turismo de aventura na região tem vez em Fortaleza (CE), que oferece mergulhos organizados no Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio. As águas apresentam visibilidade caribenha de até 30 metros, de acordo com a Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Governo do Ceará.

A praia de Maracajaú, em Maxaranguape, a 60 quilômetros de Natal (RN), também tem seu charme e encanto associado à prática do mergulho livre. Considerada um espaço de refúgio natural, suas águas de tom azulado formam a bela paisagem caribenha.

A 7 km de sua costa está o grande destaque. Os Parrachos de Maracajaú são uma formação de recifes de corais com uma área de, aproximadamente, 13 km². O local está entre dez melhores do Brasil para quem quer curtir a prática de mergulho.  

Conheça o Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio e Maracajaú

Centro-Oeste

Divulgação/ICMBioParque Nacional das Emas
Parque Nacional das Emas (GO)

Outra ótima opção para os adeptos do turismo de aventura é o roteiro Eco Parque Tour, que percorre os municípios de Alcinópolis, Costa Rica e Coxim, no Mato Grosso do Sul. O passeio permite ao visitante conhecer seis unidades de conservação que percorrem dois biomas: o Cerrado e o Pantanal.

O circuito de atrativos inclui trilhas a pé ou de bicicleta no Parque Nacional das Emas – entre os municípios de Chapadão do Céu (GO), Mineiros (GO) e Costa Rica (MS) – maior área preservada do cerrado brasileiro, com tamanho equivalente a 131 mil campos de futebol.  No parque também há geografia e águas ideais para a prática da canoagem.

Em Costa Rica (MS), o Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú oferece opções de aventura como rapel, rafting e circuitos de tirolesa. Uma delas tem queda de 70 metros que termina em um banho de piscina (Tirolesa da Libélula). O roteiro inclui, ainda, trilhas por Alcinópolis, cidade que concentra mais de 30 sítios arqueológicos de arte rupestre.

Conheça o Parque Nacional das Emas e o Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú

Chapadas

Foto: Leonardo Milano/ICMBioParque Nacional da Chapada dos Veadeiros
Chapada dos Veadeiros

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é referência em turismo de aventura para brasileiros e estrangeiros devido à presença de grandes cachoeiras e cânions profundos com águas de diferentes tonalidades. Alto Paraíso (GO) é o portão de entrada da Chapada e a principal infraestrutura urbana da microrregião.

Já o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, a 64 km de Cuiabá (MT), é uma mística cidade formada por imensas formações rochosas pacientemente esculpidas pela natureza. Uma atração imperdível para o turista que visita a cidade é o passeio no Circuito das Cachoeiras, onde os visitantes conhecem o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.

Segundo o professor de história e guia de turismo Oscar Corrêa, a “Chapada é um símbolo do turismo nesse bioma. Conhecer as maravilhas desse lugar é conhecer a própria vida do planeta terra”, relata o historiador.

Conheça a Chapada dos Veadeiros e a Chapada dos Guimarães

Sul

Divulgação/Prefeitura de TibagiParque Estadual do Guartelá (PR)
Parque Estadual do Guartelá (PR)

Entre as principais atrações no Parque Estadual do Guartelá, em Tibagi (PR), está a prática de rafting no cânion do Rio Lapó. Com descidas por quedas e corredeiras, o bote acompanha os paredões do cânion em uma aventura que pode durar mais de quatro horas na água.

Se a intenção é praticar o montanhismo e pedalar por trilhas ciclísticas, o município de Morretes (PR) é o destino certo. Entre a Serra da Graciosa e o litoral do Paraná, a cidade oferece diversos tipos de atrações aos seus visitantes.

O clima da região é o tropical e a melhor época para as caminhadas é entre abril e outubro, quando o clima é mais seco. Para os fãs da escalada, o Pico do Marumbi é uma das opções, com diversos níveis de dificuldade. A trilha do Rochedinho é um das mais visitadas, proporcionando uma vista completa da região.

Conheça as cidades de Tibagi (PR) e Morretes (PR) 

Sudeste

  • Brotas (SP)
Divulgação/Secretaria de Turismo de Brotas
Brotas (SP)
Arvorismo

Entre os destinos populares na região Sudeste, o município de Brotas, no interior paulista, oferece infraestrutura propicia para atividades de diversas modalidades. Entre as opções é possível praticar o rafting em noites de lua cheia, no rio Jacaré-Pepira.

Já o canyoning e o rapel ganham cenários perfeitos em cachoeiras como a Cassorova, Andorinha e Figueiras. O município oferece ainda tirolesa, boia-cross e arvorismo, canoagem, mountain bike, entre outros.

As atrações estão localizadas em fazendas particulares conhecidas como ‘Sítios Turísticos’. Os locais, abertos à visitação mediante pagamento de ingresso, oferecem infraestrutura de lanchonete, restaurantes, área para churrasco e vestiários.

Conheça a cidade de Brotas (SP)

  • Arraial do Cabo (RJ)
Divulgação/Prefeitura de Arraial do Cabo
Arraial do Cabo (RJ)
Arraial do Cabo (RJ)

Quem quer desvendar os mistérios marinhos encontrará em Arraial do Cabo (RJ) o local ideal para mergulhos livres. Também considerada parada obrigatória para os aventureiros, o local possui águas cristalinas de rica vida marinha. Entre os principais pontos de mergulho da cidade, estão a Gruta Azul e a Ilha dos Franceses.

Nesses locais, mergulhadores podem contemplar as grandes rochas no fundo do mar, mais de 30 naufrágios e um salão de 30 metros de extensão e 15 de altura, que impressiona pelos efeitos de luzes que se formam. 

Conheça a cidade de Arraial do Cabo (RJ)

Norte

Divulgação/Visit Amazonas
Presidente Figueiredo (AM)

Os visitantes encontram terreno favorável à prática das atividades de aventura no município de Presidente Figueiredo (AM), localizado a pouco mais de 100 km de Manaus. Na cidade, também chamada de “Terra das Cachoeiras”, o rio Urubuí oferece trechos propícios à prática do rafting. O acesso, para quem vem de Manaus, é pela BR-174.

Localizado a noroeste do Estado, São Gabriel da Cachoeira (AM) é o município de polo ecoturístico mais distante de Manaus. O acesso é feito por via fluvial ou aérea. Associado aos recursos hídricos (rios, lagos e cachoeiras), o município apresenta opções para se aventurar em serras e picos.

Conheça Presidente Figueiredo (AM) e São Gabriel da Cachoeira (AM)

* O Brasil é líder internacional em certificação de turismo de aventura no âmbito das normas da Organização Internacional para Normalização (ISO), o que significa mais segurança para quem busca opções que conjuguem turismo de aventura, emoção e experiências de superação.

Fontes:
Portal Brasil com informações do Ministério do Turismo, Blog do Turismo, Secretaria Municipal de Turismo de Brotas, Empresa Estadual de Turismo do Estado do Amazonas, Instituto Chico Mendes e Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Últimos vídeos

Ponte da Amizade completa 50 anos com tráfego normalizado
O tráfego na Ponte da Amizade, que liga Foz do Iguaçu (PR) ao Paraguai, foi normalizado nesta sexta-feira (27), data em que o monumento completa 50 anos.
Vicente Neto fala sobre as oportunidades do Rio 2016
"Os Jogos Olímpicos são um evento com data para começar e acabar. O Brasil deve aproveitar a janela de oportunidades", disse o presidente da Embratur
Olimpíadas 2016 podem impulsionar viagens
Além da capital fluminense, várias cidades brasileiras também recebam turistas
O tráfego na Ponte da Amizade, que liga Foz do Iguaçu (PR) ao Paraguai, foi normalizado nesta sexta-feira (27), data em que o monumento completa 50 anos.
Ponte da Amizade completa 50 anos com tráfego normalizado
"Os Jogos Olímpicos são um evento com data para começar e acabar. O Brasil deve aproveitar a janela de oportunidades", disse o presidente da Embratur
Vicente Neto fala sobre as oportunidades do Rio 2016
Além da capital fluminense, várias cidades brasileiras também recebam turistas
Olimpíadas 2016 podem impulsionar viagens

Últimas imagens

Palácio Olímpio Campos, em Aracaju
Palácio Olímpio Campos, em Aracaju
Divulgação/Embratur
Presidente da Embratur diz que Jogos Olímpicos também vão promover o turismo interno, como aconteceu com a Copa de 2014
Presidente da Embratur diz que Jogos Olímpicos também vão promover o turismo interno, como aconteceu com a Copa de 2014
Divulgação/EBC
Chapada dos Veadeiros, no interior do Goiás, é considerada um dos lugares mais exóticos do País
Chapada dos Veadeiros, no interior do Goiás, é considerada um dos lugares mais exóticos do País
Divulgação/EBC
Os condutores estrangeiros estarão sujeitos às leis brasileiras e deverão portar sempre o documento de identificação e a carteira de motorista dentro da validade
Os condutores estrangeiros estarão sujeitos às leis brasileiras e deverão portar sempre o documento de identificação e a carteira de motorista dentro da validade
Divulgação/Sue Pizarro

Governo digital