Você está aqui: Página Inicial > Turismo > 2015 > 02 > Brasília reúne atrativos clássicos da arquitetura moderna

Turismo

Brasília reúne atrativos clássicos da arquitetura moderna

Roteiros turísticos

Capital federal surpreende pela quantidade de prédios homogêneos, parques e ruas arborizadas à disposição do visitante
por Portal Brasil publicado: 23/02/2015 15h33 última modificação: 23/02/2015 15h49

Considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (Unesco), a capital federal, Brasília, reúne atrações que remontam à construção da cidade, inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek. 

Ao longo de seus 112,25 km² de área tombada, avistam-se prédios homogêneos, ruas largas e arborizadas, parques e setores pensados no bem estar da população e do visitante, que levam a assinatura do mestre do urbanismo, Lucio Costa, responsável pela elaboração do projeto-piloto.

O modernismo arquitetônico, que rompe com o estilo ornamental e neo-colonial, propondo traços geométricos mais livres, é destaque pelas mãos de Oscar Niemeyer, na Praça dos Três Poderes e nos Palácios do Planalto e da Alvorada.

Confira abaixo alguns pontos turísticos que incluem visitas aos palácios, museus e  parques na cidade:

Palácio do Planalto

Divulgação/Ministério do TurismoPalácio do Planalto

Palácio do Planalto é a sede do Poder Executivo e o local onde fica o gabinete presidencial. Foi um dos primeiros edifícios construídos na nova capital e o centro das comemorações da inauguração de Brasília. O projeto do Palácio, de autoria de Oscar Niemeyer, impressiona pela pureza das linhas, com predomínio de traços horizontais e efeito plástico requintado.

Além da visitação pública aos domingos, o Palácio também oferece programa de visitação escolar, destinada às crianças do ensino fundamental do DF e regiões próximas. A visita oferece orientação cívica além de transporte e lanche. Para participar, é necessário oficializar o pedido através do e-mail  ou por telefone (61) 3226-0321.

Endereço: Praça dos Três Poderes - Eixo Monumental
Horário: Visitação pública realizada aos domingos, das 9h30 às 14h. São formados grupos de 30 pessoas, por ordem de chegada.
Preço: gratuito
Acessibilidade: sim

Palácio da Alvorada

Divulgação/Ministério do TurismoPalácio da Alvorada

Projetado por Oscar Niemeyer, é uma das mais importantes edificações do modernismo arquitetônico brasileiro e o primeiro prédio construído em alvenaria na nova capital. Está localizado numa península que divide o Lago Paranoá em Lago Sul e Lago Norte e abriga a residência oficial da presidenta da República, Dilma Rousseff.

Além da visitação púbica às quartas-feiras, o Palácio também oferece programa de visitação escolar, destinado às crianças do ensino fundamental do DF e regiões próximas. A visita oferece orientação cívica além de transporte e lanche. Para participar, é necessário oficializar o pedido através do e-mail  ou por telefone (61) 3226-0321.

Endereço: Via Presidencial, s/n.
Horário: 4ª, das 15h às 17h, com duração de aproximadamente 60 minutos. São formados grupos de 30 pessoas, por ordem de chegada.
Preço: gratuito
Acessibilidade: sim

Palácio do Itamaraty 

Divulgação/Ministério do TurismoItamaraty

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil, também conhecido como Itamaraty, é o órgão do Poder Executivo responsável pelo assessoramento do presidente da República na formulação, desempenho e acompanhamento das relações do Brasil com outros países e organismos internacionais. Sua decoração possui um harmônico contraste entre as artes moderna e antiga.

Endereço: Esplanada dos Ministérios
Telefone: (61) 2030.8051 (em funcionamento somente durante o horário de visitação).
E-mail: visita@itamaraty.gov.br 
Preço: gratuito
Horário: De segunda a sexta-feira, de 9h às 11h e 14h às 17h. Sábados, domingos e feriados de 9h às 11h e no período da tarde às 14h, 15h e 17h. Durante a semana, não é permitido entrar de bermuda, chinelo, regata, roupas curtas.

Palácio do Jaburu

Divulgação/Palácio do PlanaltoPalácio Jaburu

Ao lado da lagoa que lhe deu o nome e às margens do Lago Paranoá, o Palácio do Jaburu foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer para ser a residência oficial do vice-presidente da República, dentro da concepção urbanística proposta por Lúcio Costa para Brasília.

Residência oficial do Vice-Presidente da República, Michael Temer, o palácio oferece visita conjugada, iniciando pelo Palácio da Alvorada. Não há agendamento para a visitação, mas é importante chegar cedo, principalmente no período de férias escolares, quando o fluxo de visitantes aumenta.  Em caso de chuva ou manutenção nas instalações, a visita é suspensa.

Endereço: Via presidencial, s/n
Horário: quartas-feiras, das 15h às 17h.
Duração: 60 minutos. Distribuição de senhas de acesso, por ordem de chegada, para formação de grupos.
Preço: gratuito
Acessibilidade: sim

Eixo Monumental

Divulgação/Ministério do TurismoEsplanada dos Ministérios

As principais obras do arquiteto Oscar Niemeyer em Brasília estão localizadas no Eixo Monumental. Partindo da Plataforma Rodoviária e percorrendo esse Eixo na direção leste, avista-se a Catedral Metropolitana, o conjunto da Esplanada dos Ministérios, o Palácio do Itamaraty, além do Palácio da Justiça. Por fim, chega-se à Praça dos Três Poderes, onde estão as sedes dos governos Executivo (Palácio do Planalto), Legislativo (Congresso Nacional) e Judiciário (Supremo Tribunal Federal).

Congresso Nacional

Divulgação/Ministério do Turismo
Congresso Nacional

Na visita, é possível conhecer o patrimônio artístico e cultural do Congresso Nacional, compreender seu funcionamento, bem como o papel das duas casas legislativas da República Federativa do Brasil.  A visitação ao Congresso Nacional é gratuita e acontece de forma integrada entre o Senado Federal e a Câmara dos Deputados. Faça uma visita virtual. 

Mediadores de ambas as Casas se revezam na condução dos grupos e a duração do percurso da visita é de cerca de 60 minutos. É possível realizar o agendamento de visitas de segunda a sexta para grupos com mais de 15 pessoas, tour em outros idiomas e pessoas com dificuldades de locomoção. Acesse o guia do visitante do Congresso Nacional (arquivo em pdf). 

Endereço: Praça dos Três Poderes – Eixo Monumental
Horário: diariamente, das 9h30 às 17h, inclusive aos finais de semana e feriados, com saídas de grupos a cada 30 minutos. 
Preço: gratuito
Acessibilidade: sim

Supremo Tribunal Federal

Foto: Dorivan Marinho/STF Supremo Tribunal Federal

É a sede do Poder Judiciário Federal. Com a mudança da capital federal para Brasília, o Supremo Tribunal Federal passou a ocupar o edifício-sede, localizado na Praça dos Três Poderes. A construção – projetada por Oscar Niemeyer – é apoiada lateralmente por pilares, que afastam-na do solo. Por isso, têm-se a impressão de que ela está flutuando. O desenho das colunas do STF é uma derivação das colunas do Palácio da Alvorada.

À frente do edifício do Tribunal, encontra-se a estátua “A Justiça”, de Alfredo Ceschiatti. Feita em granito e com mais de 3 metros de altura, a obra representa a deusa grega Themis, conhecida por sua percepção aguçada e julgamento perspicaz.

Endereço: Praça dos Três Poderes
Telefone: (61) 3217-4068 / 3217-4038
Preços: gratuito
Horário: segundas, terças e sextas de 10h30 às 12h e 14h às 18h. Finais de semana e feriado de 10h às 15h30.

Turismo Cultural:

Memorial dos Povos Indígenas

Divulgação/Ministério do TurismoMemorial dos Povos Indígenas

Construído em 1987, foi projetado por Oscar Niemeyer em forma de espiral como alusão à maloca redonda dos índios Yanomami. No acervo, peças representativas de várias tribos, incluindo a arte plumária dos Urubu-Kaapor, bancos de madeira dos Yawalapiti, Kuikuro e Juruna e máscaras e instrumentos musicais do Alto Xingu e Amazonas.

Endereço: Praça do Buriti - Eixo Monumental Oeste (em frente ao Memorial JK)
Funcionamento: de 3ª à 6ª, das 9h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Preço: gratuito
Acessibilidade: sim
Horário de visitação: segunda a domingo 9h às 18h30
Telefone: (61) 3344-1154 / 3342-1156
E-mail:  agendamento.mpi@gmail.com  

Memorial JK

Divulgação/Ministério do TurismoMemorial JK

Os espelhos d'água, as rampas de acesso e os jardins emolduram o edifício monumental, todo em mármore branco. O pedestal de concreto armado, medindo 28 metros de altura, sustenta a estátua do presidente Juscelino Kubitschek. No local, encontram-se o mausoléu do governante, um museu e sua biblioteca particular. Acesse o mapa interativo do Memorial. 

Endereço: Praça do Cruzeiro - Eixo Monumental, Lado Oeste
Funcionamento: de 3ª a domingo, das 9h às 18h
Site: http://www.memorialjk.com.br/
Preços: Inteira R$ 10,00 e meia-entrada para estudantes e idosos.
Telefone:  (61) 3226-7860 / 3225-9451
Acessibilidade: sim

Biblioteca Nacional de Brasília

Divulgação/Ministério do TurismoBiblioteca Nacional de Brasília

A Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) foi concebida no plano original da capital federal, assinado por Lucio Costa no final dos anos 50, quando o urbanista projetou a capital federal com Oscar Niemeyer e outros arquitetos. O projeto assinado por Niemeyer culminou com a abertura ao público em 12 de dezembro de 2008.

Além de cerca de 20 mil exemplares, a biblioteca realiza com frequência tributos à poeta e escritores e exposições abertas ao público.

Endereço: Setor Cultural Sul, lote 2, Edifício da Biblioteca Nacional
Telefone: (61) 3325-6257 
E-mail: diretoria@bnb.df.gov.br 
Site: www.bnb.df.gov.br 
Preço: gratuito
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta-feira: 8h às 19h45 /Sábados e Domingos: 8h às 14h. Visitas guiadas estão suspensas temporariamente. 

Complexo Torre de TV

Divulgação/MECTorre de TV

Desenhado por Lucio Costa, este é um dos poucos edifícios que não foram projetados por Oscar Niemeyer. Inaugurada em 1967, a Torre possui 224 metros de altura e um mirante panorâmico com 75 metros de altura. No térreo, há uma feira de artesanatos que atrai muitos visitantes.

O local reúne trabalhos de artesãos locais que usam técnicas diversas e materiais brasileiros, como o capim dourado, para confeccionar anéis, colares, brincos, cintos, porta-moedas e objetos em geral. Os bordados e os objetos em madeira também são destaque nas 522 barracas.

Endereço: Setor de Difusão Cultural – Eixo Monumental Oeste
Telefone: (61) 32142744
Preço: gratuito
Horário:
Mezanino e Mirante: de terça-feira a domingo, das 9h às 20h.
Feira de Artesanato: de terça-feira a quinta-feira, das 9h às 17h, de sexta-feira a domingo, das 9h às 18h.
Fonte Luminosa: de segunda-feira a domingo, em três horários: das 7 às 9h, das 11h30 às 14h30 e das 17 às 22h.

Turismo Religioso:

Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida

Divulgação/Ministério do TurismoCatedral

Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a Catedral dispõe de quatro grandes sinos, doados pela Espanha. Na cobertura da nave, um vitral com dezesseis peças em fibra de vidro, em tons de azul, verde, branco e marrom, decora o ambiente em meio aos pilares de concreto pintados por Marianne Peretti, em 1990. 

O altar foi doado pelo papa Paulo VI, enquanto a Via Sacra é uma obra de Di Cavalcanti. Na entrada da catedral, as passagens da vida de Maria foram pintadas por Athos Bulcão.

Endereço: Setor Cívico Sul, Lote 12
Site: www.arquidiocesedebrasilia.org.br
Horário: De 2ª a sábado, das 8h às 17h. Domingo, das 8h às 18h.
Preço: gratuito
Acessibilidade: sim

Igrejinha Nossa Senhora de Fátima

Divulgação/Ministério do TurismoIgrejinha Nossa Senhora de Fátima

Um dos cartões postais mais famosos da cidade, a Igrejinha é a primeira capela de alvenaria das quadras residenciais de Brasília. Inaugurada em 1958, a obra foi encomendada a Oscar Niemeyer pela então primeira-dama Sarah Kubitschek – em louvor à cura de uma de suas filhas. 

Segundo o arquiteto, a capela tem o formato de um chapéu de freira. O painel de azulejos azuis, desenhado pelo artista plástico Athos Bulcão, é um dos xodós dos brasilienses. 

Endereço: EQS 307/308
Telefone: (61) 3242.0149  
Horário: De terça a sexta, das 8h30 às 19h. Sábado e domingo, das 8h30 às 12h e das 14h às 19h. Missas: terça a sábado, 6h30 e 18h30; domingos às 7h, 9h, 11h, 18h e 19h30.

Santuário Dom Bosco

Divulgação/Ministério do TurismoSantuário Dom Bosco

Projetado por Lúcio Costa, o Santuário ocupa posição central no Plano Piloto. Chama atenção a luz azul que tinge todo o ambiente a partir dos vitrais da cor do céu, do chão ao teto. À noite, durante as missas, é aceso o majestoso lustre formado por 7.400 copos de vidro, fabricados na ilha italiana de Murano.

Endereço: av. W3 Sul Quadra 702 Lt. B
Telefone: (61) 3223-6542 / 3323-5565
Horário: Diariamente, das 7h às 20h
Missas: de segunda à sábado, às 7h e às 18h. Aos domingo, às 8h, 11h, 18h e 19h30

Ermida Dom Bosco

Foto: Juan PratginestósErmida Dom Bosco

Inaugurada em 1957, esta pequena capela proporciona uma das vistas mais privilegiadas de Brasília. A partir dela é possível enxergar o Palácio da Alvorada, o Eixo Monumental e a Esplanada dos Ministérios. Foi projetada por Oscar Niemeyer, em forma de pirâmide, revestida de mármore branco e construída sobre uma estrutura de concreto ao lado do Lago Paranoá.

Erguida no paralelo 15, a capela da ermida, localizada no Parque Ecológico Ermida Dom Bosco, é o local ideal para apreciar o pôr-do-sol, contemplar a cidade, nadar no lago ou praticar long board – modalidade de skate que utiliza pranchas mais longas e necessita de maior espaço para manobras.

Telefone: (61) 32145641
Endereço: Estrada Parque Dom Bosco, QI 29 Lago Sul.
Horário: o Parque Ecológico Ermida Dom Bosco fica aberto diariamente das 6h às 20h.

Áreas de lazer:

Lago Paranoá

Divulgação/Ministério do TurismoLago Paranoá

O Lago Paranoá, criado artificialmente como parte do plano de construção de Brasília na gestão do então presidente Juscelino Kubitscheck, tem 48 km² de extensão, 80 km de perímetro e praias artificiais ao seu redor.

Em suas águas, navegam mais de 11 mil embarcações, o que qualifica sua frota como a terceira maior do País e um reduto de esportes náuticos. A pesca amadora e em pequena escala tornou-se permitida após a despoluição do lago, em 2000.

As espécies mais comuns são os lambaris e as traíras, ambos nativos da região, além de tilápias e carpas. Em 2002, completando o cenário do Lago Paranoá, foi inaugurada a Ponte JK, obra do arquiteto Alexandre Chan. Com 1,2 km de extensão, 24 metros de comprimento e três grandes arcos assimétricos, é um dos cartões postais da capital federal.

Horário: aberto 24 horas
Preço: gratuito 

Parque da Cidade Sarah Kubitschek

Divulgação/MECParque da Cidade

O maior parque urbano da América Latina, com área de 420 hectares, reúne a Praça das Fontes, com paisagismo de Burle Marx, uma ciclovia, uma hípica, uma pista de kart e parques infantis, além do circuito de atletismo de 4 km para iniciantes e de trajetos de 6 e 10 km. Conta também com restaurantes e bosques com churrasqueiras e um anfiteatro.

O local também guarda diversas surpresas, como uma réplica reduzida de um castelo e painéis de azulejo desenhados pelo artista plástico Athos Bulcão. A obra decora as fachadas dos banheiros públicos da pista de cooper de 10 Km, que percorre todo o parque.  

Endereço: Eixo Monumental Sul
Horário: diariamente das 5h às 24h
Preço: gratuito
Acessibilidade: sim

Fontes:

Portal  Brasil com informações do Ministério do Turismo, Palácio do Planalto , Memorial JK, Congresso Nacional, Banco Internacional de Objetos Educacionais, Vem Viver Brasília, Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal, Itamaraty, Biblioteca Nacional de Brasília, Supremo Tribunal Federal

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Últimos vídeos

Ponte da Amizade completa 50 anos com tráfego normalizado
O tráfego na Ponte da Amizade, que liga Foz do Iguaçu (PR) ao Paraguai, foi normalizado nesta sexta-feira (27), data em que o monumento completa 50 anos.
Vicente Neto fala sobre as oportunidades do Rio 2016
"Os Jogos Olímpicos são um evento com data para começar e acabar. O Brasil deve aproveitar a janela de oportunidades", disse o presidente da Embratur
Olimpíadas 2016 podem impulsionar viagens
Além da capital fluminense, várias cidades brasileiras também recebam turistas
O tráfego na Ponte da Amizade, que liga Foz do Iguaçu (PR) ao Paraguai, foi normalizado nesta sexta-feira (27), data em que o monumento completa 50 anos.
Ponte da Amizade completa 50 anos com tráfego normalizado
"Os Jogos Olímpicos são um evento com data para começar e acabar. O Brasil deve aproveitar a janela de oportunidades", disse o presidente da Embratur
Vicente Neto fala sobre as oportunidades do Rio 2016
Além da capital fluminense, várias cidades brasileiras também recebam turistas
Olimpíadas 2016 podem impulsionar viagens

Últimas imagens

Palácio Olímpio Campos, em Aracaju
Palácio Olímpio Campos, em Aracaju
Divulgação/Embratur
Presidente da Embratur diz que Jogos Olímpicos também vão promover o turismo interno, como aconteceu com a Copa de 2014
Presidente da Embratur diz que Jogos Olímpicos também vão promover o turismo interno, como aconteceu com a Copa de 2014
Divulgação/EBC
Chapada dos Veadeiros, no interior do Goiás, é considerada um dos lugares mais exóticos do País
Chapada dos Veadeiros, no interior do Goiás, é considerada um dos lugares mais exóticos do País
Divulgação/EBC
Os condutores estrangeiros estarão sujeitos às leis brasileiras e deverão portar sempre o documento de identificação e a carteira de motorista dentro da validade
Os condutores estrangeiros estarão sujeitos às leis brasileiras e deverão portar sempre o documento de identificação e a carteira de motorista dentro da validade
Divulgação/Sue Pizarro

Governo digital