Turismo
Visita a teatros é opção de programação para turistas
Turismo Cultural
A cultura brasileira é um dos grandes atrativos para quem viaja pelo País. Com um número cada vez maior de festivais, edificações tombadas pelo patrimônio histórico, além de manifestações sociais e religiosas, é cada vez mais fácil encontrar quem planeje as férias desejando visitar um destino referência em cultura.
Os teatros são ícones da cultura brasileira, responsável por reproduzir e eternizar a história e a vida em seus palcos – e por mobilizar cada vez mais aqueles que estão em busca de experiências únicas.
Confira a seguir a história de seis grandes teatros, que em suas encenações de tragédias, comédias e dramas, óperas e musicais, valorizam a memória, a história e a identidade brasileiras:
Theatro Municipal (São Paulo)

Inspirado na Ópera Garnier de Paris, sede de uma das principais companhias artísticas do mundo, o teatro foi inaugurado no início do século XX.
Ele foi um dos palcos da Semana da Arte Moderna de 1922 e recebeu grandes artistas do início do século XX, como Heitor Villa-Lobos, Ella Fitzgerald, Rudolph Nureyev e Mikhail Baryshnikov.
Endereço:
Praça Ramos de Azevedo, s/n - República, São Paulo - SP, 01037-010
Teatro Nacional (Brasília)

Projetado por Oscar Niemeyer, é um dos principais atrativos turísticos de Brasília e chama atenção de moradores e visitantes por sua estrutura em forma de pirâmide. No sexto aniversário da capital federal, foi inaugurada a primeira sala do teatro, a Martins Pena.
O Teatro Nacional foi palco para grandes artistas do século XX, como os cantores Caetano Veloso e João Gilberto, a companhia de balé da Ópera de Paris e as atrizes Fernanda Montenegro e Rita Hayworth.
Endereço:
Eixo Rodoviário de Brasília, Brasília (DF)
Teatro Álvaro de Carvalho (Florianópolis)

Um dos principais locais de cultura e diversão catarinense no início do século XX, o teatro de Florianópolis foi inaugurado oficialmente no dia 7 de setembro de 1875, com o nome de Santa Isabel.
Em 1988, o teatro foi tombado como patrimônio cultural estadual pela Fundação Catarinense de Cultura e, seis anos depois, recebeu seu nome atual em homenagem ao primeiro dramaturgo do estado, Álvaro de Carvalho.
Endereço:
Rua Marechal Guilherme, 26 - Centro, Florianópolis - SC, 88015-000
Teatro das Artes (Rio de Janeiro)

Inaugurado em 1998, no Shopping da Gávea, o Teatro das Artes possui um espaço amplo para realização de eventos, com capacidade para 421 pessoas. A peça de estreia do teatro foi “Arte”, da roteirista Yasmina Reza, que contou com os atores Paulo Goulart, Paulo Gorgulho e Pedro Paulo Rangel.
Endereço:
Rua Marquês de São Vicente, 52 - Gávea, Rio de Janeiro (RJ)
Teatro Jorge Amado (Salvador)

Inaugurado em 1997, possui palco italiano, varas móveis e pé direito com mais de 10m, além de capacidade para 418 lugares em duas platéias: térrea e balcão. Entre os grandes artistas que já passaram pelo palco do teatro destacam-se vozes da música baiana, como Margareth Menezes, Vanessa da Mata e Luiz Caldas.
Endereço:
Avenida Manoel Dias da Silva, 2177 - Pituba - Salvador (BA)
Teatro Amazonas (Manaus)

O teatro, inaugurado em 1896, é a expressão mais significativa da riqueza de Manaus durante o Ciclo da Borracha, quando a região passou a conhecer um progresso econômico e cultural sem precedentes a partir do interesse mundial na seiva das seringueiras da floresta amazônica.
Em 1966, foi o primeiro monumento tombado em Manaus pelo Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico Nacional (Iphan).
Endereço:
Avenida Eduardo Ribeiro, Centro, Manaus (AM)
Turismo Cultural
Turismo Cultural compreende as atividades turísticas relacionadas à vivência do conjunto de elementos significativos do patrimônio histórico e cultural e dos eventos culturais, valorizando e promovendo os bens materiais e imateriais da cultura.
Consideram-se patrimônio histórico e cultural os bens de natureza material e imaterial que expressam ou revelam a memória e a identidade das populações e comunidades.
São bens culturais de valor histórico, artístico, científico, simbólico, passíveis de se tornarem atrações turísticas: arquivos, edificações, conjuntos urbanísticos, sítios arqueológicos, ruínas, museus e outros espaços destinados à apresentação ou contemplação de bens materiais e imateriais, manifestações como música, gastronomia, artes visuais e cênicas, festas e celebrações.
Os eventos culturais englobam as manifestações temporárias, enquadradas ou não na definição de patrimônio, incluindo-se nessa categoria os eventos gastronômicos, religiosos, musicais, de dança, de teatro, de cinema, exposições de arte, de artesanato e outros.
Fonte:
Portal Brasil com informações do Ministério do Turismo e Fundação Joaquim Nabuco
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















