Você está aqui: Página Inicial > Turismo > 2015 > 05 > Hospedagens brasileiras são reconhecidas por práticas sustentáveis

Turismo

Hospedagens brasileiras são reconhecidas por práticas sustentáveis

Meio ambiente

Maior site de viagens do mundo elegeu oito estabelecimentos do País pelo compromisso com as práticas ecológicas
por Portal Brasil publicado: 06/05/2015 19h43 última modificação: 06/05/2015 19h43
Ministério do Turismo Usuários podem filtrar a busca por empreendimentos e ver uma lista detalhada de práticas ecológicas das acomodações cadastradas

Usuários podem filtrar a busca por empreendimentos e ver uma lista detalhada de práticas ecológicas das acomodações cadastradas

Oito estabelecimentos brasileiros foram reconhecidos pelo TripAdvisor com o selo “Eco Líder Nível Platina”, a mais alta classificação oferecida pelo site para um hotel com práticas sustentáveis. O programa tem como objetivo estimular a prática de ações sustentáveis na indústria hoteleira. Com isso, os usuários podem filtrar a busca por empreendimentos e ver uma lista detalhada de práticas ecológicas das acomodações cadastradas.

Helenio Waddington, proprietário do Hotel Fazenda Rosa dos Ventos em Teresópolis (RJ) – um dos reconhecidos com o selo Platina –, conta que as ações de sustentabilidade adotadas pelo hotel incluem a proteção da Mata Atlântica que circunda a propriedade por meio da criação de uma Área de Reserva Legal. 

O espaço chegou a servir de pasto no passado, mas foi cercado e mantido sem interferência humana até que, aos poucos, a mata voltou a crescer e a atrair a fauna e flora típicas da região.

“Existe em todo o mundo um grande número de clientes que tomam as decisões de compra e que escolhem os hotéis em que vão se hospedar com base em conceitos ambientais”, diz Waddington. Para receber o selo, a hospedagem deve preencher um formulário e cumprir determinados requisitos que posteriormente são avaliados por parceiros do TripAdvisor. A pontuação no questionário também define, em ordem crescente, qual será o nível de sustentabilidade de cada propriedade.

Considerando todos os níveis de sustentabilidade – bronze, prata, ouro e platina –, o Brasil teve 52 estabelecimentos reconhecidos pelo “Eco Líder”, espalhados por 16 estados e 41 cidades. Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais possuem a maior quantidade de propriedades sustentáveis com 11, 9 e 8, respectivamente.

Certificação

A coordenadora-geral de sustentabilidade do Ministério do Turismo, Isabel Barnasque, sugere que os estabelecimentos evoluam para o caminho da certificação oficial de meios de hospedagem que, no Brasil, segue a norma ABNT 15.401. Para obter esta certificação o estabelecimento passa por uma avaliação feita por técnicos especializados.

O MTur desenvolve uma série de ações voltadas para a educação ambiental e melhoria da infraestrutura nas praias brasileiras. Entre elas, destacam-se obras de despoluição, de saneamento, de acessibilidade, de estrutura de barracas de praia e sinalização.

Além disso, o Ministério do Turismo apóia o prêmio Braztoa de Sustentabilidade, que reconhece ações em cinco categorias: ambiental, sociocultural, econômica, operadoras associadas e sustentabilidade em turismo. Em 2014, o hotel fazenda Parque dos Sonhos, em Socorro (SP), foi o vencedor do prêmio Top Sustentabilidade, por ter se destacado entre todos os concorrentes.

Confira abaixo os estabelecimentos brasileiros com selo Platina do Trip Advisor:

Pousada Ouro Verde - Vila do Abraão (RJ)

Pousada & Hostel Boi Bumbá - João Pessoa (PB)

Pousada Encantos da Terra - Canela (RS)

Hotel e Fazenda Rosa dos Ventos - Teresópolis (RJ)

Rio Azul Jungle Lodge (PA)

Pousada Arvoredo - Pirenópolis (GO)

Ouro Minas Palace Hotel - Belo Horizonte (MG)

Reserva do Ibitipoca - Lima Duarte - (MG)

Fonte:

Ministério do Turismo

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil