Você está aqui: Página Inicial > Turismo > 2017 > 09 > Festa do Çairé é destaque no turismo de Alter do Chão (PA)

Turismo

Festa do Çairé é destaque no turismo de Alter do Chão (PA)

Verão Amazônico

Espetáculo de mais de 300 anos encena a disputa entre os botos cor-de-rosa e o tucuxi no badalado distrito localizado às margens do rio Tapajós
por Portal Brasil publicado: 20/09/2017 15h48 última modificação: 18/10/2017 12h40

A população e visitantes de Alter do Chão (PA) poderão aproveitar, este mês, a Festa do Çairé, destaque no turismo da cidade. Com o tema "Festa e Fé", a festa mostra a verdadeira história do Çairé, uma manifestação religiosa da cultura indígena na Amazônia que, segundo os historiadores, acontece há pelo menos 300 anos.

A festa tem início às 8h de 16 de setembro, com uma procissão fluvial chamada Busca dos Mastros. Ela segue pelo Lago Verde até a floresta de onde os mastros serão retirados e, de lá, levados à Praia da Gurita (Praia do Cajueiro). A abertura oficial da festa ocorre em 21 de setembro, quando os mastros serão buscados, também em procissão, e levados para serem hasteados na Praça do Çairé, onde ocorrerá a abertura oficial.

Os cinco dias de festa serão embalados com muita música e dança regional. Algumas das principais atrações são artistas e grupos locais, o rei do carimbó, Pinduca, e a diva do carimbó chamegado, Dona Odete. A parte musical da comemoração recebe um toque de dramatização no Festival dos Botos Cor de Rosa e Tucuxi, que este ano será realizado no sábado (23). 

A data do festival ser móvel, mas sempre ocorre em setembro. De acordo com o Ministério do Turismo, o calendário da festividade já está definido até 2020. A antecedência visa permitir uma melhor preparação de movimentos culturais, rede hoteleira e agências de viagens, dentro e fora do Brasil, para atender turistas. Em 2018, o festival ocorre entre 20 e 24 de setembro. No ano seguinte, será de 19 a 23 de setembro, e em 2020, entre 17 e 21 de setembro.

Experiência completa

A festa é uma oportunidade para desfrutar atrações de Alter do Chão, como o Lago Verde, a Ilha do Amor, o Morro da Piraoca, o Lago e a Praia do Muretá, o Lago do Jurucuri, o Lago das Piranhas, a Praia da Moça, o Lago e a Praia do Jacaré. Não perca o encontro dos rios Tapajós e Amazonas, onde as águas não se misturam; e a Floresta Nacional do Tapajós com suas comunidades ribeirinhas. A gastronomia, rica em sabores e temperos da Amazônia, tem como destaque o tradicional pato no tucupi, além dos sucos e doces de frutas da floresta. 

 Fonte: Portal Brasil, com informações da Prefeitura de Santarém

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil