Você está aqui: Página Inicial > Turismo > 2017 > 10 > Dois milhões de pessoas lotam as ruas de Belém no Círio de Nazaré

Turismo

Dois milhões de pessoas lotam as ruas de Belém no Círio de Nazaré

Paixão e fé marcam a 225ª procissão da celebração. Para o próximo ano, estrutura será aperfeiçoada com cessão de terreno pelo presidente Michel Temer
publicado: 08/10/2017 15h38 última modificação: 09/10/2017 11h09

Com histórias de vida diferentes, mas com paixões e fé similares no coração, Aderilca Assunção e Fábio Tavares se encontraram no mesmo espaço neste domingo (8). Enquanto Aderilca cumpria uma promessa pela recuperação do neto nascido prematuro há um ano, Fábio não consegue se lembrar de um único momento da vida em que não estivesse junto à mãe no Círio de Nazaré, em Belém.

Ambos fizeram parte da multidão de 2 milhões de pessoas que lotaram as ruas da capital paraense, na festividade que ocorre há mais de dois séculos para reverenciar a Nossa Senhora de Nazaré. “Tudo que eu tenho pedido para ela, eu tenho alcançado”, disse Aderilca. A graça alcançada: o neto Bernardo, que nasceu prematuro de sete meses e com insuficiência respiratória, hoje está em plena saúde.

Se para Aderilca comparecer ao Círio representa agradecer as graças alcançadas em vida, para Fábio a celebração significa sustento. Desde criança, ele trabalha na venda de artigos religiosos. O autônomo de 21 anos aprendeu com a mãe a não estabelecer metas de vendas, vender o possível e, mais importante, respeitar as pessoas e homenagear toda a religiosidade.

Programação

Entre terça-feira (3) e hoje, a programação da 225ª edição do Círio de Nazaré foi intensa. Começou com a abertura oficial, na Casa de Plácido, o espaço que acolhe os romeiros do Círio de Nazaré; depois houve o início da vigília de oração e adoração, a missa de apresentação do manto de Nossa Senhora e as romarias fluviais e rodoviárias.

Todos os eventos levam para o encerramento na catedral de Belém, onde, desde 5h deste domingo, ocorre a missa e o Círio, em um circuito de 3,6 quilômetros. “Nós temos consciência de que o evento do Círio de Nazaré é aquele mais significativo que toma conta de toda realidade de Belém e do Pará”, afirmou o arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.

Recepção

Para este ano, eram esperados mais de 77 mil turistas em Belém. Todo o estado do Pará respira o Círio, apontada como a principal festividade local em todo o ano. “Nós queremos aqui construir um grande centro de evento que possa servir à acolhida das pessoas que vem a Belém, em busca da devoção de Nossa Senhora de Nazaré”, disse Dom Alberto.

Para melhorar a recepção aos romeiros e às pessoas que vêm de diversos lugares do País para prestar homenagem a Nossa Senhora, o presidente da República, Michel Temer, assinou um protocolo de intenções cedendo uma área de 10 mil metros quadrados, antes de propriedade do Exército Brasileiro, para a Arquidiocese de Belém. O local terá um centro de eventos e espaços para atividades de caridade e para receber melhor todos os visitantes.

Fonte: Governo do Brasil

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil