Você está aqui: Página Inicial > Centro de Mídia > Notícias > "Mega-eventos sempre trazem benefícios ao país que os sedia", diz Lamartine da Costa

Turismo

"Mega-eventos sempre trazem benefícios ao país que os sedia", diz Lamartine da Costa

Análise da Copa

Em painel realizado nesta quinta (19), Embratur e professores debateram e avaliaram a Copa do Mundo em contexto internacional
por Portal Brasil publicado: 19/06/2014 15h53 última modificação: 19/06/2014 16h54
O Painel “Impacto dos Grandes Eventos na Economia Brasileira” foi aberto hoje, 18, por Vicente Neto. Para o presidente da Embratur, a Copa do Mundo é uma das grandes oportunidades para divulgar o País e movimentar o turismo. “Trata-se de uma plataforma de exposição da imagem brasileira. Fechamos 2013 com um enorme saldo neste processo, abaixo apenas da exportação de automóveis no Brasil”, afirmou.

Atualmente, o Brasil é a 6a maior potência no mundo e a maior da América Latina. E este patamar tem potencial para melhorar". A Embratur apresentará logo após a Copa nosso plano de promoção internacional, considerando ainda os Jogos Olímpicos”, disse ele.

Já Lamartine da Costa, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e University of East London, observa mega-eventos sob um contexto econômico. “Mega-eventos sempre trazem benefícios ao País que os sedia. O impacto é positivo e muitas vezes engana os economistas”, afirma ele.

O professor Pedro Trengrouse, da FGV, crê que o modelo de mega-eventos tais como Copa do Mundo e Olimpíadas está em risco, em função da força geopolítica que esses eventos possuem. “Desde Barcelona, se criou uma ideia de que copa do mundo transforma um país, uma cidade. Mega-eventos não passam de grandes festas”, avalia.

Segundo ele, o futebol brasileiro movimenta em quatro anos mais dinheiro que a Copa do Mundo. Para Pedro, “esta Copa, cujos números iniciais confirmam ser a melhor da história, merecia uma atenção maior da Fifa - que repassa uma parte ínfima do que recebe para o desenvolvimento do futebol no Brasil”, conclui.

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil