Cidadania e Justiça
Casa da Árvore traz esperança a menores de áreas carentes do Rio
O projeto Casa da Árvore, implantado em comunidades carentes do Rio de Janeiro, tem ajudado meninos e meninas a superar traumas gerados pela violência. Com uma metodologia inédita trazida da França e adaptada à realidade brasileira com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia. A Casa está transformando a rotina de crianças expostas diariamente a situações de risco, contribuindo para a diminuição da violência e da evasão escolar.
Há três unidades em funcionamento atualmente no Rio de Janeiro: no morro do Turano, no bairro do Rio Comprido, Zona Norte, no Chapéu Mangueira, na Zona Sul, e na Ilha da Conceição, no município de Niterói. As três unidades atendem por dia cerca de 60 crianças de 0 a 12 anos. Transformado em Organização Não-Governamental em 2002, o projeto também funciona em conjunto com três creches comunitárias da Zona Sul do Rio, sendo duas em Botafogo, uma delas no morro Santa Marta, e outra no bairro do Leme, na comunidade Chapéu Mangueira.
O resultado dos estudos realizados pela ONG foi divulgado no livro: “A Casa da Árvore – Uma Experiência Inovadora na Atenção à Infância”. O projeto foi financiado pela Finep com verba de R$ 200 mil para iniciativa. A pesquisa intitulada “Metodologia Inovadora para Prevenção a Violência e Promoção de Saúde Mental em Comunidades no Rio de Janeiro”.
Fonte:
Finep
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















