Cidadania e Justiça
Presença brasileira aumentou em 40% capacidade de transporte de alimentos para vítimas no Chile
Apenas o Brasil está com aeronaves baseadas no aeroporto de Concepcion transformado em base militar. Dois H-60 Blackhawk do Esquadrão Harpia, de Manaus, fazem voos de transporte de cargas e passageiros, lado a lado com helicópteros chilenos.
De acordo com o Comandante Victor Drake, chefe da operações aéreas em Concepción, a presença brasileira aumentou em 40% a capacidade de transporte por helicópteros. "Os helicópteros podem levar muita carga a uma velocidade alta, o que ajudou muito na distribuição de alimentos", explicou. Segundo ele, as operações aéreas conjuntas, como a Cruzex e a Salitre, e os laços de amizade entre a FAB e a Força Aérea Chilena se mostraram eficazes no momento em que foi necessário atuar em uma situação real.
Militares brasileiros e chilenos realizam todas as etapas das missões em conjunto, do planejamento ao pouso em comunidades que ficaram isoladas após o terremoto. Como ambas as forças operam a mesma aeronave, a troca de conhecimentos também tem sido apontada como um dos grandes pontos positivos da missão.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















