Cidadania e Justiça
Marinha e Aeronáutica vão distribuir ajuda a populações atingidas por enchentes no Sul
O Ministério da Defesa determinou, nesta sexta-feira (11), que a Marinha auxilie a Defesa Civil na distribuição de alimentos, água e roupas para a população das cidades São Lourenço do Sul e Turuçu, no Sul do Rio Grande do Sul. Para a realização dessa ajuda, foram deslocados para a região 25 fuzileiros navais pertencentes ao 5º. Distrito Naval, sediado na cidade de Rio Grande.
Além da ajuda, a Força utiliza o navio patrulha Benevente, um helicóptero Esquilo, um caminhão, quatro botes e uma caminhonete no apoio às ações na região. No sábado (12), a Marinha intensifica a ajuda à população das cidades de São Lourenço do Sul e Turuçu, situadas a 190 quilômetros de Porto Alegre, uma vez que os boletins meteorológicos avisaram sobre a chegada de mais chuvas na região.
A ministra-chefe da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Maria do Rosário, e a ministra da Pesca, Ideli Salvatti, deverão utilizar o helicóptero Esquilo, da Marinha, neste sábado, para sobrevoar não só São Lourenço do Sul e Turuçu, mas também outras áreas afetadas pelas chuvas no estado.
A Força Aérea Brasileira (FAB) também realizou, nesta sexta-feira, buscas a vítimas que ainda estejam isoladas depois das enchentes nas cidades de São Lourenço do Sul e Turuçu.
A tripulação do Esquadrão Pantera (5º/8º GAV) utilizou, nessas buscas, um helicóptero H-60 Blackhawk, recém-chegado para a unidade aérea. Sob orientação da Defesa Civil do estado, a tripulação também está disponível para todo tipo de apoio logístico necessário em decorrência da calamidade.
A aeronave tem capacidade para duas toneladas de carga. De acordo com o capitão aviador Leonardo Ell, um dos pilotos do helicóptero, a tripulação está composta também por profissionais de busca e resgate, além de mecânicos. “Temos capacidade, por exemplo, para fazer resgate por guincho”. A equipe é experiente em atuações em enchentes. “Mesmo para nós, que estamos acostumados em situações como essa, consideramos o cenário impressionante”.
Por determinação do Ministério da Defesa, o Exército também está pronto para iniciar, a qualquer momento, apoio ao transporte de alimentos e pessoas nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, afetados pelas chuvas.
Fonte:
Ministério da Defesa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















