Cidadania e Justiça
Operação da CGU e PF busca quadrilha que desviou recursos da saúde no sul do País
A operação Saúde da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Polícia Federal (PF), deflagrada nesta segunda-feira (16), busca cumprir 64 mandados de prisões temporárias e 70 mandados de busca e apreensão autorizados pela Justiça Federal de Erechim (RS).
A operação visa desarticular um esquema de fraudes que desviava recursos destinados à aquisição de medicamentos, material hospitalar e outros insumos da área da saúde. Municípios de várias estados forma prejudicados, principalmente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Os presos são, principalmente, sócios e representantes de empresas, além de servidores municipais. As buscas foram feitas em dez sedes de empresas e seis prefeituras do Rio Grande do Sul, Pará e Mato Grosso.
As empresas envolvidas no esquema venciam as licitações, oferecendo preços baixíssimos, preferencialmente em pregões presenciais de municípios de pequeno ou médio porte, voltados para a aquisição de medicamentos e outros insumos da área da saúde. Em muitos casos, a licitação já estava direcionada para as empresas envolvidas no esquema.
Fiscalizações da CGU realizadas entre 2009 e 2010 em 22 municípios dos estados citados confirmaram a ocorrência das irregularidades que levaram a prejuízos de pelo menos, R$ 3 milhões.
A operação mobilizou 282 policiais federais e 18 auditores da CGU.
Fonte:
Controladoria-Geral da União
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















