Cidadania e Justiça
Incra destinará R$ 1,8 milhão para consolidação do maior assentamento de Sergipe
A Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Sergipe assinou no mês de maio dois contratos que prevêem a execução de diversas obras para a consolidação do maior projeto de assentamento do estado, o Jacaré Curituba. Serão investidos mais de R$ 1,8 milhão em recursos do Programa de Consolidação de Assentamentos do Incra.
Localizada entre os municípios de Poço Redondo e Canindé do São Francisco, a área, onde vivem cerca de 800 famílias assentadas, receberá obras para a ampliação e recuperação de três escolas (Escrava Anastácia, Paulo Freire e Zumbi dos Palmares), a construção de quatro quadras poliesportivas e a estruturação de um campo de futebol, além da implantação de dois centros comunitários e três praças de recreação.
Para melhorar o acesso das famílias assentadas aos serviços de saúde, também serão executadas no local obras para a recuperação de um posto de atendimento e a implantação de duas novas unidades de saúde. “Com esse trabalho, os prédios públicos terão melhores condições para abrigar os serviços para os quais se destinam, proporcionando mais conforto e segurança às famílias. As praças, quadras e centros comunitários também criarão mais opções de lazer e cultura, contribuindo para a formação das crianças e jovens e a melhoria da qualidade de vida de toda a comunidade”, afirmou o superintendente regional do Incra em Sergipe, Jorge Tadeu Jatobá Correia.
Segundo o superintendente, a oferta dos mesmos serviços públicos encontrados na zona urbana é elemento crucial para a fixação das famílias no campo. "Esses serviços precisam estar sempre próximos do agricultor, para que ele possa exercer sua cidadania e viver com dignidade no campo. Além disso, é preciso que o Estado ofereça espaços destinados à prática esportiva, ao lazer e à expressão cultural. Isso é imprescindível para toda a comunidade e ajuda a reduzir a vulnerabilidade dos mais jovens em relação ao consumo de drogas e à criminalidade", analisou.
Além das obras, que deverão ser iniciadas nas próximas semanas, o Incra/SE também irá retomar o processo de demarcação das áreas do assentamento. A expectativa é de que o trabalho seja concluído até o fim de 2011.
Fonte:
Incra
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















