Cidadania e Justiça
Mulheres desempenham importante papel no campo
As Mulheres tem atenção especial em projetos de extensão rural. Programa de prestação de assistência técnica e extensão rural (Ater), que acontecem por meio do Plano Brasil Sem Miséria, exige a participação de no mínimo 30% de mulheres nas reuniões de orientações técnicas.
A medida faz parte das ações de inclusão produtiva e social previstas pelo Plano e desenvolvidas pela Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
O diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do MDA, Argileu Martins da Silva, destaca que a participação das mulheres é importante para o plano. “A mulher desempenha papel importante no campo. Além disso, ela já é responsável pelo Bolsa Família. Então, queremos que ela continue fazendo a articulação e permitindo melhor efetividade ao plano.”
O MDA publicou duas chamadas públicas para prestação de assistência técnica e extensão rural. A primeira destina R$ 12,8 milhões para o atendimento a 10 mil famílias do Semiárido, situadas na Bahia e em Minas Gerais. Outros R$ 16,5 milhões irão beneficiar 15.040 famílias de 131 municípios de oito estados do Nordeste.
O atendimento às famílias selecionadas começará em novembro e será feito ao longo de 17 meses, por equipes técnicas multidisciplinares compostas por 11 pessoas .
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















