Cidadania e Justiça
Santa Catarina assina adesão à Campanha Nacional do Desarmamento
O Ministério da Justiça e o Governo de Santa Catarina assinam nesta sexta-feira (26) o termo de adesão do estado à Campanha Nacional do Desarmamento 2011 – Tire uma arma do futuro do Brasil. A solenidade terá a presença do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e do governador de Santa Catarina, João Raimundo Colombo.
Santa Catarina é o 18º estado a aderir à campanha e assumir a responsabilidade de ampliar a rede de coleta de armas. Esta semana, o número de postos na região subiu de oito para 40: 31 da Polícia Civil, sete da Polícia Federal, um da Polícia Militar e um da Polícia Rodoviária Federal. Os locais de entrega podem ser vistos no site da iniciativa.
O lançamento nacional da campanha foi realizado no dia 6 de maio, no Rio de Janeiro. A mobilização atual traz quatro novidades em relação às campanhas anteriores: anonimato para quem entregar a arma; inutilização imediata do artefato; agilidade no pagamento da indenização (que pode ser sacada após 24 horas e em até 30 dias); e ampliação da rede de recolhimento de armas.
Estudos como o Mapa da Violência 2011 mostram redução nos índices de criminalidade, principalmente no de homicídios, na época da realização de ações de desarmamento anteriores.
Fonte:
Ministério da Justiça
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















