Cidadania e Justiça
Perímetros irrigados do Piauí são incluídos no Programa Brasil Sem Miséria
Os Perímetros Irrigados Platôs de Guadalupe, localizado no município de Guadalupe (PI), e Tabuleiros Litorâneos, em Parnaíba (PI), serão incluídos no Programa Brasil Sem Miséria, onde está inserido o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Uma parceria entre o Departamento Nacional de Obras contras as Secas (Dnocs) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai viabilizar a concretização da ideia.
A ação pretende fortalecer a agricultura familiar no estado, promover o acesso ao alimento às populações em situação de insegurança alimentar, e a inclusão social e econômica do campo. Pelo acordo, as frutas produzidas pelos colonos nesses perímetros passarão a ser compradas pelo PAA, com isenção de licitação, a preços compatíveis aos praticados nos mercados regionais. Para agilizar a parceria, falta apenas uma avaliação por parte de técnicos da Conab sobre a qualidade do que é produzido nos perímetros.
Implantado às margens do lago da barragem de Boa Esperança, a 360 quilômetros de Teresina, o Perímetro Irrigado Platôs de Guadalupe tem seu carro chefe na produção de banana. Também são produzidos em larga escala manga, melancia, goiaba, maracujá, milho, feijão e abóbora.
Já o Tabuleiros Litorâneos, situado a 320 quilômetros da capital, conta com 2,5 mil hectares implantados em sua primeira etapa, produzindo diversos tipos de frutas, a maioria orgânica. A acerola responde por boa parte das vendas.
Segundo o coordenador da Coordenadoria Estadual do Dnocs no Piauí (Cest/PI), José Carvalho Rufino, a implantação da segunda etapa do perímetro, com conclusão prevista para final de 2011, vai acrescentar mais 5,9 mil hectares irrigados ao local.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















