Cidadania e Justiça
Brasil Sem Miséria forma multiplicadores do programa em Brasília
A primeira capacitação de técnicos para elaborar diagnósticos e monitoramento de ações dentro do plano Brasil Sem Miséria acontece nesta semana em Brasília (DF). Vinte e sete técnicos de Secretarias Estaduais de Assistência Social participam do curso até a sexta-feira (11).
Os alunos conhecerão ainda os principais instrumentos para monitoramento e avaliação desenvolvidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para viabilizar o apoio técnico aos municípios na implementação e aprimoramento das ações do plano. “Nosso intuito é que eles se tornem multiplicadores e possam, mais tarde, ministrar oficinas para os técnicos municipais”, explica o secretário de Avaliação e Gestão da Informação do MDS, Paulo Jannuzzi.
Entre os dias 21 e 25 de novembro, haverá outra turma do curso, que tem duração de 40 horas/aula, divididas em cinco dias de atividades. Os objetivos, públicos-alvo, eixos e principais ações do Plano Brasil Sem Miséria, ciclos de formulação e avaliação de políticas e programas e de gestão e tratamento da informação estão entre os temas tratados.
Os alunos também aprenderão conceitos básicos sobre indicadores e fonte de dados: censo demográfico, Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios (PNAD), pesquisas econômicas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE), Cadastro Único de Programas Sociais, Censo do Sistsema Único de Assistência Social (Suas), registros administrativos e de programas do MDS e de outros ministérios. Além de exposições teóricas, as turmas também terão aulas práticas em um laboratório de Informática.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















