Cidadania e Justiça
Delegação hondurenha conhece programas sociais brasileiros
Uma delegação do governo de Honduras, comandada pela diretora do Programa de Subsídios Familiares, Maria Elena Zepera Wills, está visitando o Distrito Federal e Pernambuco para conhecer as ações do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), principalmente aquelas ligadas ao Programa Bolsa Família.
Nesta quinta-feira (24), Maria Elena esteve reunida com a secretária Extraordinária de Superação da Extrema Pobreza do MDS, Ana Fonseca.
Na sexta-feira (25), a delegação vai conhecer o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Paranoá e o Restaurante Popular do Itapoã, ambos no Distrito Federal. Na próxima semana, eles conhecerão o agreste pernambucano em visita aos municípios de Bom Jardim, Gravatá e Jaboatão dos Guararapes.
“Estamos conhecendo todos os programas do MDS, principalmente o Bolsa Família, porque desenvolvemos um programa em Honduras de transferência de renda condicionada e toda referência positiva de um país pode facilitar o desenvolvimento do nosso programa. Vamos aprender com as experiências”, disse Maria Elena.
Pela primeira vez no Brasil, a ministra pretende conhecer na prática como se aplica o Bolsa Família. “Veremos como é a autonomia dos municípios, o desenvolvimento e a aplicação do programa”.
A secretária Ana Fonseca apresentou para a delegação do país da América Central o Plano Brasil Sem Miséria. “Mostrei todos os componentes do plano, buscando fazer aproximações com o que conheço de Honduras”, afirmou Ana Fonseca.
Ela explicou que o grande desafio daquele país é institucionalizar seus programas e suas políticas. “Querem transformar os diversos espaços e programas de combate à pobreza extrema em algo direcionado. O grande desafio é fazer com que esses programas possam durar e ter apoio legal”.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















