Cidadania e Justiça
Fórum Social discute questões relacionadas a territórios indígenas
As questões relacionadas a territórios e aos direitos da mulher indígena marcaram o ciclo de debates dos XI Jogos dos Povos Indígenas, que aconteceu neste domingo (06), na Ilha Real, em Porto Nacional (TO). Os Jogos Indígenas foram abertos oficialmente neste sábado (05).
O Fórum Social contou com a participação da ministra da Secretaria de Igualdade Social da Presidência da República (Seppir), Luiza Bairros, que falou sobre a importância do evento para o governo federal. “Os Jogos são para a Seppir uma oportunidade de grande aprendizado para que possamos definir qual será nosso papel dentro da agenda indígena”, declarou a ministra. Ficou claro no encontro que tanto os índios quanto os negros sofrem preconceito, principalmente quando estão no meio urbano.
A mesa “Igualdade Racial e os Direitos da Mulher Indígena: Terra é Vida”. Na oportunidade, foi realizado um resgate histórico das lutas dos negros, além disso, foi feito um parâmetro da identidade que elas têm com as reivindicações dos indígenas. A mesa foi coordenada por Samira Terena, presidente do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ITC), entidade responsável pelos Jogos dos Povos Indígenas.
O fórum contou, ainda, com a participação de Rejane Penna Rodrigues, coordenadora geral dos Jogos Indígenas pelo Ministério do Esporte, e de Creuza Humutina, primeira cacique mulher da aldeia Humutina, no município de Barra do Bugre, no Mato Grosso. A coordenação dos trabalhos ficou sob a responsabilidade de Mirian Terena, presidente da União das Mulheres Indígenas.
Fonte:
Ministério do Esporte
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















