Cidadania e Justiça
Secretaria de Direitos Humanos firma parceria para análise e preservação de documentos
A ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, e reitores de cinco universidades federais assinaram, na última sexta-feira (11), em Brasília, um protocolo para a criação dos Observatórios do Direito à Memória e à Verdade nas Universidades Brasileiras.
Durante a assinatura do termo, a ministra ressaltou a importância da formação de redes de apoio para facilitar o acesso as informações para Comissão Nacional da Verdade.
Segundo a ministra, existem mais de 20 milhões de documentos a serem analisados. “Ao instituirmos esta cooperação estamos ao mesmo tempo fomentando as pesquisas, trabalhando os conceitos do Direito à Memória e à Verdade nas Universidades, e ajudando a trazer para juventude brasileira, a compreensão de sua própria história”, esclarece.
No evento, foi assinada também, cooperação entre o Arquivo Nacional e a secretaria, com o objetivo de facilitar o acesso das universidades a documentos sobre o período da ditadura. Segundo a assessora do Projeto Memórias reveladas do Arquivo Nacional, Inês Stampa, a iniciativa será de extrema importância, tanto para o que já vem sendo feito, como para difundir as pesquisas junto às universidades.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















