Cidadania e Justiça
País deve ter agenda ambiental mais ampla e com inclusão social, diz Izabella Teixeira
Os avanços alcançados na agenda ambiental brasileira desde a Rio+10 e as perspectivas para a Rio+20 foram abordados pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, na manhã desta quarta-feira (25) durante a cerimônia de abertura do II Encontro Brasileiro de Secretários de Meio Ambiente - Articulação Política pela Sustentabilidade, que acontece até sexta-feira (27) em Porto Alegre (RS).
Para um público eclético que lotava os 560 lugares do auditório do Ministério Público Estadual, a ministra falou também sobre o Código Florestal e inclusão social. Izabella falou sobre o lançamento do Bolsa Verde, programa federal lançado em 2011 e que pretende beneficiar famílias extrativistas da Amazônia Legal e que atualmente beneficia cerca de 73 mil famílias, com projeções de chegar a 300 ou 400 mil famílias beneficiadas.
Izabella Teixeira destacou também a importância do Relatório de Qualidade do Meio Ambiente (RQMA 2011) em elaboração pela Diretoria de Qualidade Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), cujo lançamento está previsto para este ano. O documento pretende apresentar à sociedade brasileira o panorama da qualidade ambiental no Brasil. Segundo a ministra, ele é de vital importância, uma vez que prevê-se que, até 2015, 95% da população da América Latina viverão nas cidades.
De acordo com a ministra, o debate sobre o Código Florestal prossegue. "Não teremos fracasso na discussão sobre o código" afirmou. A ministra foi dura ao comentar o desmatamento: "é inaceitável, intolerável que as pessoas continuem desmatando sabendo que isto é proibido". Ela disse ainda que a agenda ambiental não está restrita apenas ao licenciamento e fiscalização. "É preciso crescer, incluir e proteger. Todo povo tem direito e obrigações, então temos de negociar e recolocar a agenda política na agenda ambiental, olhando à frente."
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















