Cidadania e Justiça
Caixa inicia recadastramento de beneficiários do INSS por crédito em conta
A Caixa Econômica Federal inicia, a partir de maio, o recadastramento dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem seus benefícios por meio de crédito em conta do banco. O recadastramento para beneficiários que recebem via cartão magnético já acontece anualmente. A partir deste ano, o procedimento passa a abranger também os que recebem por meio de crédito em conta.
Serão cinco milhões de beneficiários convocados, a partir de abril, para o recadastramento na Caixa, por meio de mensagem nos rodapés dos extratos e saques realizados, ou ainda por meio do Internet Banking Caixa.
Após o recebimento das mensagens, os aposentados e pensionistas terão 30 dias para recadastramento. Para isso, deverão se dirigir à agência da Caixa onde possuem conta portando o cartão magnético e um documento de identificação com foto, que poder ser a carteira de identidade, Carteira de Trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação.
Os aposentados e pensionistas do INSS devem aguardar o recebimento de comunicado do banco, sem necessidade de comparecer às agências. O recadastramento é obrigatório a todos os segurados como forma de evitar fraudes. Quem não realizar o processo corre o risco de perder o benefício.
Em caso de dificuldade de locomoção, o beneficiário deverá nomear um procurador no próprio INSS, em uma das agências da Previdência Social. No caso da identificação biométrica, o registro a ser feito será do aposentado. A Caixa informa que não solicita atestado médico e, caso os documentos obrigatórios não estejam atualizados ou legíveis, poderão ser pedidos documentos adicionais.
Fonte:
Caixa Econômica Federal
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















