Cidadania e Justiça
Comunidades de município no Paraná recebem bibliotecas Arca das Letras
O Programa Arcas da Letras do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) entrega, nesta quinta-feira (2), quatro bibliotecas rurais para comunidades do município de Jaguariaíva, no estado do Paraná. Também serão diplomados oito agentes de leituras, responsáveis por cuidar das arcas, ampliar o acervo e incentivar a leitura.
Receberão bibliotecas rurais as seguintes comunidade: Cadeado, Morro Azul, Gentio e Chapadão. Os móveis–arca (arcas) foram doados pela prefeitura municipal e o MDA forneceu os acervos bibliográficos, os materiais de trabalho dos agentes de leitura e de divulgação comunitária da biblioteca.
No Paraná, o Programa Arca das Letras está em funcionamento em 312 comunidades rurais, disponibilizando para mais de 30 mil famílias livros de literatura brasileira e estrangeira para crianças, jovens e adultos; didáticos para pesquisa escolar; e técnicos sobre produção, cidadania, saúde, educação, arte e cultura. Para doar as arcas, o MDA contou com o apoio e parceria da Eletrosul, Programa Luz para Todos, Ministério de Minas e Energia, Banco do Brasil e prefeituras municipais, que ajudaram na articulação e mobilização das comunidades.
Colônias de pescadores
Nos próximos meses estão previstas ações do Programa Arca das Letras em mais 100 comunidades rurais e dez colônias de pescadores, onde serão implantadas bibliotecas e formados 220 agentes de leitura que vão cuidar das atividades junto aos moradores do campo, resultado de parceria com a Eletrosul, do Sistema Eletrobras.
As arcas estão sendo fabricadas na Penitenciária de Chapecó (SC), onde os sentenciados aprenderam o ofício da marcenaria e receberão bolsa remunerada por cada unidade produzida. A parceria com a Eletrosul vai beneficiar também os estados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, cada um com 110 bibliotecas, e Rondônia com 60, em um total de 500 bibliotecas para comunidades rurais e colônias de pescadores.
Arca das Letras
Criado pelo MDA em 2003, o Programa Arca das Letras implantou em todo o País 8,8 mil bibliotecas rurais. Até agora, o número de livros distribuídos já passa de 1,5 milhão, beneficiando mais de 800 mil famílias do campo. A administração das bibliotecas é feita por agentes de leitura, que contribuem para melhorar os índices educacionais de suas comunidades e valorizar a cultura no meio rural.
As bibliotecas são instaladas na casa de um morador, ou na sede de uma associação rural. As comunidades escolhem os assuntos que formam os acervos, o local onde a biblioteca funcionará e indicam os moradores que serão capacitados como agentes de leitura. Os acervos contêm livros nas áreas de literatura infantil, para jovens e adultos, de saúde, agricultura, meio ambiente e livros didáticos para pesquisa escolar.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















