Cidadania e Justiça
Programa Mais Viver vai beneficiar 10,1 mil famílias do Piauí
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) vai abrir chamada pública para contratação de profissionais em Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para beneficiar cerca de 10,1 mil famílias de agricultores piauienses em situação de extrema pobreza. O anúncio foi feito pela ministra Tereza Campello, que participou do lançamento do Programa Mais Viver, que complementará ações do Plano Brasil Sem Miséria, do governo federal.
Desde dezembro, o MDS e o Piauí promovem programa piloto de inclusão produtiva em 20 municípios do Vale do Guaribas, beneficiando 1,8 mil famílias com o apoio de profissionais de Ater.
Durante a visita a Teresina, Tereza Campello se reuniu com o governo piauiense. No encontro, foi estabelecida a meta de construir 35 mil cisternas até 2013. “Ampliar e universalizar o acesso à água potável no Semiárido é prioridade do governo federal e agora contamos com esse importante apoio do governo do Piauí”, disse a ministra.
De acordo com a diretora de Convivência com o Semiárido da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Lúcia Araújo, cerca de 100 municípios deverão ser beneficiados com a construção das 35 mil cisternas. “Para cumprir essa meta, devem ser investidos cerca de R$ 100 milhões.”
Segundo Lúcia, o projeto para a construção dos reservatórios deve ser concluído ainda nesta semana e depois encaminhado ao MDS. “A construção das cisternas ajudará na universalização do abastecimento de água e propiciará mais qualidade de vida às famílias dessa região do Piauí.”
O programa de construção de cisternas no Semiárido é executado pelo MDS em parceria com o Ministério da Integração Nacional. No Piauí, cerca de 35 mil cisternas foram construídas entre 2003 e 2011.
Fonte:
Brasil Sem Miséria
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















