Cidadania e Justiça
Secretaria de Direitos Humanos cria Comitês de Enfrentamento à Homofobia
Em 2011, foram denunciadas 6.809 violações aos direitos dos LGBT
A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH-PR), em parceria com o Conselho Federal de Psicologia (CFP), anunciou a criação de Comitês Estaduais de Enfrentamento à Homofobia.
O anúncio foi feito por ocasião do Dia Mundial do Orgulho LGBT- Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais, nessa quinta-feira (28). De acordo com a secretaria, os comitês terão como principal missão monitorar a execução de políticas públicas, acompanhar ocorrências de violências homofóbicas para evitar a impunidade e trabalhar para a sensibilização dos poderes públicos para a garantia de direitos do segmento.
“Diante da gravidade das violações aos direitos humanos, é fundamental termos comitês instalados em cada estado brasileiro para o enfrentamento à violência contra o segmento”, afirmou a ministra Maria do Rosário.
A ministra divulgou dados do Relatório Sobre Violência Homofóbica no Brasil. Entre janeiro e dezembro de 2011, foram denunciadas 6.809 violações aos direitos humanos contra a população LGBT, envolvendo 1.713 vítimas e 2.275 suspeitos.
A média de violações diárias no período foi de 18,6. A maioria dos agressores (61,9%) são conhecidos da vítima. O perfil das vítimas é de 34% do gênero masculino, 34,5% do gênero feminino, 10,6% travestis, 2,1% de transexuais e 18,9% não informado. A maioria das denúncias (41,9%) foi feitas ao Disque 100 pela própria vítima.
Leia mais:
Cultura cria Comitê Técnico LGBT
Turistas gays poderão casar em Buenos Aires, mas Brasil não reconhecerá uniões
Infraero divulgará campanha de direitos humanos contra a homofobia
Orçamento 2012 para população LGBT será 64% maior em relação a 2011
Fonte:
Secretaria de Direitos Humanos
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















