Cidadania e Justiça
Áreas rurais da Amazônia terão Água para Todos
Serão aplicados recursos para possibilitar o acesso das famílias à água potável e fontes para produção agrícola e alimentar
A Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), em articulação com o Ministério da Integração Nacional (MI), iniciou ação para captar projetos para o Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Água (Água para Todos), do governo federal. Serão aplicados na Amazônia recursos na universalização do acesso à água em áreas rurais para consumo humano e produção agrícola e alimentar. O objetivo do programa é garantir segurança nutricional às famílias em situação de vulnerabilidade social. O Água Para Todos é um programa executado de acordo com as diretrizes do “Plano Brasil Sem Miséria”.
O superintendente da Sudam, Djalma Mello, já enviou ofício aos governadores solicitando que encaminhem suas propostas de sistemas de abastecimento de água, conforme as orientações estabelecidas pelo programa e pela própria Sudam. O modelo sugerido pela autarquia tem como referência o projeto de micro-estação de tratamento de água, utilizado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que utiliza poços artesianos, a captação das águas dos rios e da chuva com a utilização de cisternas e as micro-estações de tratamento de água.
De acordo com o documento, esse modelo poderá ser replicado para as populações rurais da Amazônia. Segundo Mello, esse programa representa para a Amazônia uma possibilidade de superar o índice de 17% de pobreza extrema existente, possibilitando a erradicação da miséria e a redução das desigualdades regionais.
Leia mais:
Quatro estados do País vão receber investimentos para projetos de água e esgoto
Programa Água para Todos intensifica capacitação em Alagoas
Fonte:
Sudam
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















