Cidadania e Justiça
Força Nacional inicia reforço na segurança do DF
Cerca de 133 homens começaram a atuar com as forças de segurança pública do DF e de Goiás
A Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) iniciou no início desta semana operação em 39 pontos considerados críticos no Distrito Federal. O objetivo é combater o tráfico de drogas, sequestros-relâmpagos e impedir a saída de carros roubados para desmanche em outros estados.
De acordo com levantamento da Secretaria de Segurança, rodovias federais como a BR-040 (Brasília-Valparaíso) e a BR-020 (Brasília-Formosa) são as rotas mais usadas por autores de roubos de veículos e sequestro. Normalmente, os destinos dos carros são pontos de desmanche em municípios goianos da região do entorno.
Nessa terça-feira (11), aconteceu o primeiro dia da ação, quando foram feitas revistas em veículos suspeitos que estavam deixando ou entrando no DF. Duas pessoas foram presas na saída da cidade de Ceilândia, localizada a 24km da área central de Brasília.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do DF, a cada três roubos na capital federal, um é cometido por alguém que reside nas cidades de Goiás e Minas Gerais próximas ao DF. Por meio de acompanhamento estatístico, 133 homens da FNSP vão dar reforço ao trabalho das polícias Civil e Militar em locais determinados pelo governo distrital até o dia 31 de dezembro.
O prazo inicial de permanência da tropa no DF é de três meses, mas pode ser prorrogado após avaliação da Secretaria Nacional de Segurança Pública.
Em todo o País, atualmente, a Força Nacional atua em 35 operações diferentes, distribuídas em 23 estados. Segundo a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, os estados que solicitam a presença da força devem procurar contratar mais policiais civis e militares.
Objetivo
O objetivo da Força Nacional é tornar as cidades onde atuam mais seguras. Para a realização do trabalho é feita uma parceria com órgãos públicos, como por exemplo a prefeitura, além de profissionais liberais e organizações não governamentais.
Segundo o coordenador-geral de operações da FNSP, major Carlos Eduardo Oliveira, a preservação dos direitos humanos está entre as orientações da operação, que realiza revista rigorosa dos cidadãos e dos veículos.
“A base do nosso trabalho é a abordagem de pessoas e veículos suspeitos. São policiais treinados segundo a doutrina policial para essa atividade. Nosso objetivo é reduzir os índices de criminalidade. É muito importante que a população colabore com a ação, porque ela é o foco”, informou.
Para saber mais sobre o trabalho da Força Nacional assista ao vídeo:
Leia mais:
Força Nacional reforça segurança de vários estados
Força Nacional continuará em quatro estados do Norte e no Maranhão
Força Nacional de Segurança irá atuar no Amazonas, Rio Grande do Norte e Tocantins
Fonte:
Agência Brasil
Portal Brasil
Governo do DF
Jus Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















