Geral
Mutirão de documentação chega em 14 municípios matogrossenses
O programa, além de levar cidadania e inclusão produtiva às mulheres do campo, também atua como instrumento de busca ativa no âmbito do Plano Brasil Sem Miséria
O Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR) promove, a partir desta terça-feira (16), mutirões para a emissão de carteiras de identidade e de trabalho, inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF) e registros no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A ação começa no município de Campo Novo do Parecis, na sede do Sindicato de Trabalhadores Rurais (STR).
Voltada principalmente para a mulher, a trabalhadora rural, a iniciativa atende qualquer pessoa que resida na área rural, como comunidades da agricultura familiar, quilombolas, ribeirinhas e indígenas.
- Mutirão da documentação para mulheres chega ao Distrito Federal
- Balanço de mutirões no Piauí e Goiás revela que mais de cinco mil documentos foram emitidos em março
- Saiba quais são os principais documentos que devem ser emitidos
A ação é coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, com apoio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e parcerias do Ministério do Trabalho e Emprego, INSS e da Perícia Oficial e Identificação Técnica do Estado de Mato Grosso (Politec).
Durante o mês de março foram atendidas 2.023 pessoas em municípios do Território da Cidadania da Baixada Cuiabana. Ao todo, foram expedidos 2.918 documentos.
Datas dos Mutirões:
16/04 - Campo Novo do Parecis
18/04 - Tangará da Serra
19/04 - Nova Olímpia
20/04 - Denise
22/04 - Santo Afonso
23/04 - Nova Marilândia
24/04 - Nortelândia
25/04 - Arenápolis
26/04 - Alto Paraguai
27/04 - Diamantino
29/04 - São José do Rio Claro
30/04 - Nova Maringá
02/05 - Barra do Bugres
03/05 - Porto Estrela
Programa
Desde o início do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural, em 2004, já foram atendidas 976.457 mulheres com 3.382 mutirões executados em 4.207 municípios, e a emissão de mais de dois milhões de documentos. Estão previstos 1,1 mil mutirões até o final do ano, abrangendo 97 Territórios da Cidadania em todo o Brasil.
No Programa de Documentação, as mulheres podem tirar carteira de identidade, carteira de trabalho e CPF e se inscrever no INSS e no Cadastro Único, além de receber informações sobre salário maternidade e aposentadoria.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















