Cidadania e Justiça
Comunidades indígenas de Alagoas são incluídas no Cadastro Único
Durante esta semana, 341 famílias indígenas foram incluídas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal. Os cadastros foram realizados pelo mutirão de busca ativa, que percorreu comunidades indígenas de oito municípios alagoanos.
Com a iniciativa, as famílias terão acesso às políticas públicas, programas e serviços socioassistenciais direcionados às populações e povos tradicionais. A ação é coordenada pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do estado e tem o objetivo de localizar famílias de baixa renda que ainda não estão inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal.
Além do cadastramento, as equipes promoveram oficinas de higiene pessoal, atividades com as crianças e distribuição de kits de saúde bucal. O mutirão aconteceu nos municípios de Feira Grande, Inhapí, Joaquim Gomes, Palmeira dos Índios, Pariconha, Porto Real do Colégio, São Sebastião e Traipu. O governo de Alagoas vai repetir a mobilização em outras cidades.
Segundo o Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado tem 3.765 famílias indígenas. Dentre as etnias cadastradas, há ocorrências de povos Geripancó, Kalankó, Karapotó, Kariri-Xocó, Karuazu, Katokin, Koiupanká, Tingui-botó, Wassu-cocal e Xukuru-Kariri.
Cadastro Único
O Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, ou seja, aquelas com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda mensal total de até três salários mínimos.
O Cadastro permite conhecer a realidade socioeconômica dessas famílias, trazendo informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e, também, dados de cada um dos componentes da família.
Famílias com renda superior a meio salário mínimo também podem ser cadastradas, desde que sua inserção esteja vinculada à inclusão e/ou permanência em programas sociais implementados pelo poder público nas três esferas do Governo.
Índios no Brasil
Segundo dados do Censo 2010, vivem hoje, no Brasil, 817 mil índios, totalizando cerca de 0,4% da população brasileira. Eles estão distribuídos entre 688 Terras Indígenas e algumas áreas urbanas. Há também 82 referências de grupos indígenas não-contatados, das quais 32 foram confirmadas. Existem ainda grupos que estão requerendo o reconhecimento de sua condição indígena junto ao órgão federal indigenista.
Fontes:
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Fundação Nacional do Índio
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















