Cidadania e Justiça
Bolsa Família eleva índices de atendimentos em saúde e frequência escolar na Paraíba
Extrema pobreza
Os números de acompanhamentos de frequência escolar e saúde das famílias realizados pelo Programa Bolsa Família em Alhandra (PB), colocou o município paraibano em destaque entre as metas do Ministério da Saúde e na região do Litoral Sul. Na saúde, o acompanhamento teve um percentual de 87,96%. Já no setor de educação, o percentual de acompanhamento foi de 99,86% para as crianças e jovens entre 6 e 15 anos, e um total de 99,69% para os jovens de 16 e 17 anos.
O Programa Bolsa Família de Alhandra possui, atualmente, 4.633 famílias inscritas no Cadastro Único e beneficia 3.218 famílias consideradas pobres e de extrema pobreza do município. Os números da 1ª vigência de acompanhamentos, divulgados pela coordenadoria do PBF de Alhandra e que compreende os meses de fevereiro a julho de 2013, atingiu no setor da saúde um acompanhamento de 87,96%, percentual que equivale a 2.366 famílias atendidas de um total de 2.690 que possuem o perfil para o acompanhamento da área da saúde do município.
O acompanhamento na saúde é realizado através dos agentes de saúde nos Postos de Saúde da Família – PSF, onde são atualizadas as planilhas com o número de vacinação, pesagem, medição e pré-natal. Segundo o coordenador do Bolsa Família de Alhandra, Tom-K Martins, os números apresentados atendeu a expectativa da meta do Ministério da Saúde e foi considerada a maior média dos municípios do Litoral Sul do estado. “Esses números apresentam um crescimento expressivo para a atual administração, cada família acompanhada é incluída na soma do repasse dos recursos do Governo Federal e com isso aumenta o Índice de Gestão Descentralizada do Município – IGD-M”, ressaltou o coordenador.
Na Educação, o acompanhamento da frequência escolar, com base no primeiro bimestre, atingiu um percentual de 99,86% para crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos, o que equivale a 3.512 alunos acompanhados de um total de 3.517 que possuem o mesmo perfil. Para os jovens, entre 16 e 17 anos, o percentual atingido foi de 99,69%, resultando em 636 jovens acompanhados de um total de 638. “Tivemos um aumento significativo se compararmos com o trabalho já realizado para as famílias de Alhandra e só temos que agradecer o empenho de todos, dos profissionais e das famílias que cada vez mais se esforçam em atualizar seu cadastro e participar das ações”, destacou o coordenador do programa em Alhandra.
O cidadão que quiser realizar o cadastro único para ser beneficiado com o Programa Bolsa Família deve comparecer a sede do órgão localizado na Rua Carlos Soares Filho, Nº 7, no centro da cidade, munido de documentos pessoais e comprovante de residência.
Fonte: Brasil sem Miséria
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















