Cidadania e Justiça
Oficina debate proteção de crianças nos grandes eventos
Direitos humanos
A secretária Angélica Goulart, da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente participou nesta quinta- feira (17), em Brasília, da Abertura da oficina “Agenda de Promoção, Proteção e Defesa à Criança e ao Adolescente em Grandes Eventos Esportivos – Copa do Mundo 2014”. O encontro faz parte da programação da 222ª Assembleia Ordinária do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente- Conanda, e teve início na quarta-feira (16), na sede da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
Durante o encontro, que reuniu representantes dos conselhos municipais e estaduais dos direitos da criança e do adolescente de todo o País, foram apresentadas ações de proteção às crianças e aos adolescentes desenvolvidas durante a Copa das Confederações, com vistas ao compartilhamento de experiência e aperfeiçoamento do processo de sensibilização, articulação institucional e melhoria de atendimento para a Copa do Mundo de 2014.
O objetivo principal da reunião foi apresentar a Agenda de Convergência, ação da SDH/PR, por meio da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNPDCA-PR), em parceria com outras entidades, que juntas atuarão no sentido de prever um conjunto de ações de combate à violação dos direitos da criança e do adolescente, durante os grandes eventos.
Foi feito ainda um balanço da 3ª Conferência Global do Trabalho Infantil, que ocorreu em Brasília nos dias 8, 9 e 10 de outubro. Esteve também entre os assuntos discutidos o aplicativo Proteja Brasil. Desenvolvido para smartphones Android e iOS, o software permite identificar e denunciar violações de direitos de crianças e adolescentes, incluindo os endereços de conselhos tutelares e delegacias.
Participaram da oficina a presidente do Conanda, Maria Izabel da silva, seu vice André Franzini, entre outros integrantes do conselho. A agenda de convergência surgiu da necessidade de integrar articulações e iniciativas de cada órgão, definindo diretrizes para potencializar as ações de proteção às crianças e adolescentes, antes, durante e após os grandes eventos.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















