Cidadania e Justiça
Reunião avalia inclusão social de deficientes no País
Acessibilidade
O secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), fez um balanço positivo dos cinco anos de incorporação da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência das Nações Unidas à Constituição Brasileira. O secretário participou do Seminário Nacional sobre Direitos das Pessoas com Deficiência. O evento aconteceu nesta quarta-feira (9) no auditório Antônio Carlos Magalhães, no Anexo I do Senado Federal, e contou com a participação de representantes do legislativo, executivo e sociedade civil.
O encontro, realizado pela Frente Parlamentar do Congresso Nacional em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, teve como objetivo central promover a análise dos cinco anos da incorporação da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência das Nações Unidas à legislação brasileira, relacionar avanços e identificar os principais desafios para a realização das diretrizes contidas no documento.
“O fato de o governo ter criado uma política ampla, transversal, voltada para a pessoa com deficiência envolvendo 15 ministérios com o Plano Nacional da Pessoa com Deficiência - Viver Sem Limite, foi uma forma de colocar as ações do governo em sintonia com a Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência”, disse Antonio José Ferreira, que representou a ministra Maria do Rosário no evento.
O evento contou com todos os recursos de acessibilidade à pessoa com deficiência como audiodescrição, legenda em tempo real, interpretação em Libras e material Braille.
Participaram da mesa de abertura a deputada federal Rosinha da Adefal (PTdoB/AL), que também preside a Frente Parlamentar do Congresso Nacional em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o diretor-geral do Senado, Helder Medeiros Rebouças, e representando a sociedade civil, a coordenadora da Agência Inclusive, Patrícia Almeida.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















