Cidadania e Justiça
“Mulheres Negras contam sua História” será lançado na Conapir
Livro
A visibilidade da contribuição das mulheres negras para a construção da sociedade brasileira terá espaço na III Conferência na Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir). O livro “Mulheres Negras contam sua História” é resultado do prêmio homônimo, realizado numa parceria entre a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM-PR) e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). O lançamento acontece nesta quarta-feira (06), às 12:30h.
“Não se conta a história do Brasil, sem contar a história de luta das mulheres negras”. A afirmação é da ministra Eleonora Menicucci, da SPM, feita durante a solenidade que premiou as autoras que assinam a publicação. O livro traz os dez textos premiados e mais quatro que receberam menções honrosas no concurso. Estarão presentes algumas autoras e integrantes da comissão julgadora.
Balanço
A primeira edição do prêmio totalizou 521 inscrições, sendo 421 redações e 100 ensaios. Os textos foram enviados por mulheres autodeclaradas negras, contando histórias de vida individuais e coletivas do segmento, que contribuíram para a construção do país. A entrega dos prêmios, em 23 de abril, teve a presença da Ministra Eleonora Menicucci da SPM e da Ministra Luiza Bairros da Seppir. Acesse o resultado final, com o nome das autoras e dos textos.
Inclusão
O Prêmio Mulheres Negras Contam sua História teve como objetivo estimular a inclusão social das mulheres negras, por meio do fortalecimento da reflexão acerca das desigualdades vividas por elas no seu cotidiano, no mundo do trabalho, nas relações familiares e de violência e na superação do racismo.
Fonte:
Secretaria de Políticas para as Mulheres
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















